Ensino

Integração na diversidade é tema da III Semana de Formação Integrada

04/09/2017

15:49

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Promover a formação do ser humano em toda a sua complexidade é um dos desafios enfrentados pelas escolas de hoje. Pensando nisso, o Centro de Ensino Médio Integrado da Fundação Universidade de Passo Fundo (Cemi/FUPF) desenvolve a Semana de Formação Integrada. Em sua terceira edição, o evento reúne alunos, professores e familiares do ensino médio e da educação profissional para uma semana de atividades refletindo sobre o tema “Somos Integrados convivendo na diversidade”. A programação iniciou na manhã desta segunda-feira (4/09) e segue até o sábado, dia 9.

Debates, palestras, momentos de interação e oficinas integram as atividades. Segundo o diretor do Integrado, professor Jonir Dalbosco, o proposito, a cada ano, é desenvolver de forma mais intensa o terceiro pilar da educação, que é aprender a conviver. “Entendemos que uma instituição de ensino não mede a sua qualidade e competência apenas pela formação técnico-científica, pois só conhecimento teórico não forma a complexidade do ser humano e a sua coletividade. Então, esse processo de discutirmos a essência do ser e as relações é de extrema importância, além de acreditarmos que essa é uma das responsabilidades de uma escola”, destacou.

A primeira palestra teve como tema “Juventude e democracia”, ministrada pelo juiz da Vara da Família e Sucessões de Passo Fundo, Dalmir Franklin de Oliveira Junior.

As atividades acontecem nas salas de aula do Integrado. O encerramento está marcado para as 10h do sábado, no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac), campus I.