Fundação UPF

FUPF promove campanha de incentivo à doação de órgãos

12/04/2021

09:38

Por: Assessoria de Imprensa

Lançamento será no dia 15 de abril, com show on-line da banda Los 3 Plantados e debate sobre o tema

A campanha institucional da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) 2021 terá como temática a doação de órgãos: “O som da vida não pode parar”. Proposta por meio da Rádio UPF e UPFTV, ligadas à FUPF, a nova campanha será lançada no dia 15 de abril. Para marcar a data, será realizado um show on-line com a banda Los 3 Plantados, às 20h, transmitido no Youtube da UPFTV, na UPFTV Canal 4 (TV Aberta), Canal 14 (NET) e Rádio UPF 99.9 FM. Além disso, haverá um debate sobre doação de órgãos com a participação dos integrantes da banda, do médico do Hospital São Vicente de Paulo e diretor da Faculdade de Medicina da UPF, professor Dr. Paulo Reichert, e do presidente da FUPF, professor Me. Luiz Fernando Pereira Neto.

A nova campanha institucional FUPF visa incentivar as pessoas a comunicarem à família o desejo de ser um doador. “Não há nada mais humano que a doação de órgãos, permitindo que a vida do outro siga. Nossa campanha conecta música de extrema qualidade com essa bandeira da Fundação, que pretende ser permanente. O som da vida não pode parar, como se fosse uma partitura, em que o receptor precisa de um órgão para continuar vivendo e entra em cena o doador, permitindo que a música da vida não pare”, ressalta o presidente da FUPF, professor Me. Luiz Fernando Pereira Neto.

Atualmente, cerca de 40 mil pessoas no país estão na lista de espera por um transplante. “A campanha quer fazer com que a nossa mentalidade regional possa ser melhorada neste ponto de vista das doações de órgãos, para que aumente o número de doações e diminua a fila de transplantes no Brasil a fora”, declara Pereira Neto, enfatizando que a Fundação contribui dessa forma com a sua missão institucional de desenvolvimento humano na região em que a Instituição está inserida.

Além da Rádio UPF e UPFTV, a campanha conta ainda com o apoio do projeto FAC Movimento da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac/RS) e trabalha com o projeto “Melodias que conscientizam a doação de órgãos”. “Um veículo de comunicação precisa ter a suas bandeiras, as suas lutas. Juntamente com meu colega Gerson Pont, da Rádio UPF, entendemos que precisávamos de alguma forma contribuir ainda mais com a nossa comunidade. A pandemia vai passar e vamos seguir com algumas velhas dificuldades, como a problemática da doação de órgãos”, explica a supervisora da UPFTV, Taís Rizzotto.

O show de lançamento com a Los 3 Plantados vem, justamente, ao encontro dessa proposta, já que serão apresentadas canções lançadas no álbum Alimente a vida, nas quais as letras referem-se aos procedimentos e etapas da doação de órgãos, de forma simples, lúdica e explicativa. “Teremos um debate muito rico e um show com essa banda incrível que é a Los três Plantados”, ressalta Taís.

A temática será trabalhada durante todo o ano de 2021, repercutindo em todas as mantidas da FUPF (UPF, Integrado e UPF Idiomas). Também serão promovidos debates com profissionais na UPFTV e Rádio UPF, bem como outras ações, materiais e atividades em prol da conscientização sobre a doação de órgãos. 

Serviço:
O que:
Lançamento da campanha “O som da vida não pode parar”
Data: 15/04/2021
Horário: 20h
Transmissão: Youtube UPFTV, UPFTV Canal 4 (TV Aberta), Canal 14 (NET) e Rádio UPF 99.9 FM