Fundação UPF

FUPF atualiza política de flexibilização financeira

29/05/2020

19:31

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Para o mês de julho, percentual de incentivo será de 5% a 10%, conforme a data de pagamento. Para estudantes que, comprovadamente, tiveram redução ou perda de renda, o incentivo poderá ser de 20%

A Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) atualiza sua política de flexibilização financeira, até então realizada pela análise individual da situação de cada estudante com justificado impacto financeiro decorrente da pandemia da Covid-19. A revisão dos procedimentos e a construção de novas alternativas foi desenvolvida conjuntamente com os estudantes, por meio de seus representantes do Diretório Central dos Estudantes, Diretórios e Centros Acadêmicos, em reuniões pautadas pelo diálogo, pela avaliação de possibilidades e pelo estabelecimento de consensos.  A partir destas reuniões, três planos foram formatados a fim de auxiliar a permanência dos estudantes no ensino superior.

O primeiro deles é o Plano Pontualidade, a ser praticado na mensalidade vincenda no mês de julho de 2020 (rematrícula) e se aplica a todos os acadêmicos que estão com suas mensalidades em dia ou renegociadas. Será concedido 10% de incentivo para pagamento até 6 de julho; e 5% de incentivo para pagamento até 10 de julho. Ainda, sensível aos estudantes que, comprovadamente, apresentarem dificuldades decorrentes da perda ou redução de renda por efeito da pandemia, e de modo a atender àqueles que estão em situação de maior vulnerabilidade, a instituição concederá 20% de incentivo para pagamento até 10 de julho.

Regularização facilitada
O segundo é o Plano Regularização. Ele é destinado à negociação de valores em atraso, sem multa, sem juros ou qualquer outro encargo. Os valores em atraso poderão ser parcelados em até oito vezes, iniciando a primeira parcela em junho de 2020. Para os estudantes que possuem valores em atraso, assegura-se a possibilidade de enquadramento nos critérios estabelecidos no Plano Pontualidade, caso as pendências financeiras sejam renegociadas até o dia 26 de junho, mesmo que de forma parcelada.

O terceiro é o Plano Programas Especiais, e é voltado para estudantes que possuem qualquer tipo de benefício, bolsa ou auxílio financeiro. Os estudantes vinculados a qualquer programa que possui cláusula de “pagamento em dia da mensalidade", como, por exemplo, Amigo Indica Amigo, Programa de Incentivo ao Conhecimento, terão flexibilidade de pagamento durante o período de março a julho de 2020, sem prejuízo do benefício financeiro. O Programa Auxílio Permanência será retomado, pelo mesmo período (5 meses), a partir do retorno das atividades presenciais.

A reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Dalmolin, destacou durante reunião de apresentação dos planos aos representantes dos estudantes que os reflexos causados pela pandemia são sentidos por todos e que apesar das dificuldades a colaboração será fundamental para superar este momento. "Nosso grande propósito é nos apoiarmos mutuamente. Essas medidas serão difíceis, mas também entendemos a dificuldade das famílias e entendemos que poderemos fazer essa travessia conjuntamente. Todos importam, estudantes, funcionários, professores e a comunidade envolvida. As consequências desta pandemia deixarão marcas de sofrimento, mas também de solidariedade e de novas possibilidades para que consigamos viver melhor ou de forma um pouco diferente depois desse 2020", pontuou. O encontro também contou com a presença do vice-reitor Administrativo, Dr. Cristiano Cervi, que esclareceu dúvidas e repassou informações aos estudantes.

Canal exclusivo para atendimento
Para atender à demanda dos estudantes e agilizar as negociações, foi criado um canal exclusivo para tratar de questões financeiras. Este canal funcionará das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. Além disso, ele será o meio para receber a documentação digital comprobatória para a concretização da negociação:

Campus Passo Fundo
Telefone: (54) 3316-8432
Horário: das 8h às 18h – segunda a sexta
*Excepcionalmente, para atendimento em horário alternativo, enviar e-mail sugerindo agendamento.

Estrutura Multicampi
Telefone e e-mail do campus 
Horário: 12h às 18h – segunda a sexta

Para atendimento de questões não financeiras
Campus Passo Fundo e demais Campi
Telefone: (54) 3316-7007
Horário: das 8h às 18h – segunda a sexta
E-mail: informacoes@upf.br