Fundação UPF

Fundação UPF celebra 53º aniversário

26/06/2020

09:44

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Mantenedora da UPF, Integrado UPF e UPF Idiomas, a FUPF tem papel fundamental na propulsão da educação em diferentes níveis em toda região

Criada a partir da fusão da Sociedade Pró-Universidade com o Consórcio Universitário Católico, a Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) nasceu com o objetivo de fomentar a educação superior em Passo Fundo e na região. Passados 53 anos deste momento, hoje, a Fundação UPF é referência como mantenedora de instituições de educação em diferentes níveis. Ao comemorar mais um ano neste dia 28 de junho, a Fundação mantém aceso e fulgurante o caráter comunitário de suas mantidas: a Universidade de Passo Fundo, o Centro de Ensino Médio Integrado e do Centro de Línguas da FUPF - UPF Idiomas.

O atual presidente da Fundação UPF, professor Me. Luiz Fernando Pereira Neto, lembra que ao longo deste mais de meio século foram vários os desafios enfrentados e superados pela Fundação e suas mantidas. "Neste momento em que comemoramos nosso 53º aniversário, em meio a uma pandemia, reforçamos ainda mais o nosso importante papel na comunidade regional. Por meio das nossas mantidas levamos adiante ações de combate e minimização dos efeitos nos diferentes espaços. Temos uma responsabilidade muito grande também com toda a comunidade acadêmica e escolar que são o nosso maior patrimônio", avalia.

            Prêmio recebido em 2019

Ao longo dessas décadas, a FUPF recebeu premiações e menções que destacam sua importância social. Um dos últimos reconhecimentos recebidos foi do Prêmio de Responsabilidade Social com a Medalha de Responsabilidade Social na categoria Instituição de Ensino Superior. O presidente lembra que estas premiações são apenas uma das medidas que demonstram o sucesso das ações levadas adiante pela FUPF. “A Fundação tem um grande comprometimento em relação ao desenvolvimento acadêmico, regional, econômico, vinculado a todos os nossos projetos e à nossa atuação. Seja por meio da UPF, do Integrado UPF ou da UPF Idiomas, nossa missão é transformar a região por meio da educação e, aliado a isso a pesquisa, inovação, e a extensão”, destaca. 

A FUPF é uma instituição de direito privado, com Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social, que tem por finalidade manter a Universidade de Passo Fundo, instituição de ensino superior com autonomia didático-científica, visando a desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão em todos os níveis e campos do saber, e outras instituições que ofereçam outros níveis ou modalidades de educação e ensino, fazendo a divulgação científica, técnica e cultural, com fins exclusivamente educativos.