Universidade

Comunicado Fies

07/02/2018

16:39

Por: Assessoria de Imprensa

A Universidade de Passo Fundo (UPF), que mantém atualmente um total de 2,8 mil alunos ativos no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), entendeu que, neste momento, a adesão ao Novo Fies para a oferta de novas vagas não seria interessante, nem para a Instituição, nem para seus alunos, devido à falta de clareza na legislação até o momento. Também foi levado em conta o comprometimento proposto às instituições, que passam a assumir como devedoras solidárias os valores contratados pelos seus alunos, sem a clareza de qual o patamar deste comprometimento ao longo do curso. A desvinculação do aumento da mensalidade escolar da planilha de custos da IES também é motivo de grande apreensão.

A UPF reitera que o Fies atual não muda, ou seja, os alunos que têm Fies devem regularizar sua matrícula até 20/02/2018, data em que a Universidade inicia os aditamentos. Para mais informações os acadêmicos podem entrar em contado com o Setor de Atendimento ao Aluno pelo telefone (54) 3316-8100.

A Universidade oferece uma série de bolsas e financiamentos. Um dos destaques é o Plano de Apoio Estudantil (PAE/UPF), com o qual o aluno cursa a faculdade pagando somente 50% do valor da mensalidade. Os 50% restantes são pagos após a conclusão do curso, com um ano de carência, sem juros, apenas com a correção dos índices aplicados à mensalidade. O prazo para o pagamento é o mesmo período de utilização do benefício.