Especialização em Endodontia – 15ª ed. Especialização em Endodontia – 15ª ed.

O curso na UPF

O Curso de Especialização em Endodontia vem contemplar, na sua 15ª edição, profissionais da cidade e região de Passo Fundo, que aguardam este modelo de ensino, cuja qualificação e tradição o tornaram referência nesta região do país. O mercado de trabalho cada vez mais exigente obriga a todos, após a complementação da graduação, buscar o estudo continuado, para se manterem competitivos no mercado, com uma maior gratificação profissional bem como melhor prestação de serviços à população. A Endodontia tem novos recursos tecnológicos, que não são treinados nos cursos de graduação, como o uso de peças automatizadas para o preparo e obturação de canais, uso de localizadores apicais eletrônicos, radiografias digitais, uso de laser, uso de dispositivos de ultrassom e microscópio clínico operatório aplicado à endodontia. O curso de especialização contempla esses avanços. A Endodontia dentro da Odontologia é uma especialidade de relevante importância para os tratamentos interdisciplinares, portanto dará subsídio a graduação e outras especialidades existentes nessa Faculdade e também para a comunidade, E, por fim, o curso proposto vem pra auxiliar no atendimento da demanda oriunda do Centro de Especialidades Odontológicas, havendo uma quantidade muito grande de pacientes da comunidade de passo fundo a serem assistidos.

Objetivos da especialização

Oferecer ao cirurgião dentista, que busca a Faculdade de Odontologia da Universidade de Passo Fundo, o título de Especialista em Endodontia, reconhecido pelo Conselho
Federal de Odontologia, atualização e treinamento através da absorção dos avanços técnicos−científicos e culturais de sua área, objetivando o trabalho em clínicas particulares e/ou de serviço público.

Objetivos Específicos 

01. Capacitar e treinar profissionais nos moldes da endodontia contemporânea.
02. Praticar uma endodontia inserida em uma filosofia de odontologia integral, praticada com técnica, ciência, espírito crítico e ético.
03. Aumentar o número de especialistas na área de endodontia, para elevar a qualidade dos serviços prestados a população nas mais diferentes localidades.
04. Ampliar a influência regional do ensino superior da Universidade de Passo Fundo como polo de desenvolvimento e qualificação profissional;
05. Otimizar o aperfeiçoamento e a integração das atividades docentes entre os professores da instituição e outras instituições de ensino.
06. Oportunizar aos professores pesquisadores, através da mão de obra com experiência clínica, subsídios para criar linhas de pesquisa nas áreas de materiais dentários, traumatismos dentários, endo−pério, patologia e outras.

Público-alvo

Área Atuação: Diferentes cenários de prática da área odontológica.

Graduação em: Odontologia

Interesses: Obtenção do título de Especialista em Endodontia.

Coordenação

Matheus Albino Souza - matheussouza@upf.br

Funcionamento

• Local: Campus I Passo Fundo - Faculdade de Odontologia
• Aulas: Mensal – Terça: manhã e tarde / Quarta: manhã e tarde / Quinta: manhã e tarde / Sexta: manhã e tarde
• Período: 24 meses 

Contato

E-mail: odontopos@upf.br
Telefone: (54) 3316-8409 (Pós-Graduação) ou 3316-8402 (secretaria da FO)