Extensão

Cursos de extensão da UPF na área da saúde qualificam profissionais

04/10/2021

09:38

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Capacitações são oferecidas pelo Centro de Simulação Realística, American Heart Association e Associação de Medicina Intensiva Brasileira

Contribuir com a qualificação de profissionais e acadêmicos da área da saúde de Passo Fundo e região é o propósito dos cursos de extensão ofertados pelo Centro de Simulação Realística da Universidade de Passo Fundo (CSR/UPF). No total, são 10 novas formações que estão com inscrições abertas, sendo voltadas a médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, fisioterapeutas, educadores físicos, fonoaudiólogos e dentistas, além de estudantes destas profissões.

Os cursos abordam temas importantes, como via aérea difícil; monitorização de pacientes graves; ventilação não invasiva; cateter central de inserção periférica; suporte avançado de vida em pediatria; suporte básico de vida; suporte avançado de vida cardiovascular; ventilação mecânica em unidade de terapia intensiva; ecografia em terapia intensiva; e fundamental critical care support.

Segundo o coordenador do CSR, professor Me. Vinicius Dal Maso, as capacitações possuem como principal diferencial a sua alta qualidade, além do espaço do Centro de Simulação Realística. “O Centro é novo e tem manequins de alta fidelidade que são reconhecidos no mercado de trabalho. Isso proporciona uma imersão além do próprio ambiente do CSR”, destaca.

Formações contemplam várias temáticas

Certificação internacional
Oferecidas pelo CSR, American Heart Association (AHA) e Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), as formações são presenciais e, algumas delas, possuem certificação internacional válida pela AHA, que é referência em situações de emergência cardiovasculares. De acordo com Dal Maso, a UPF é a primeira universidade do RS a ter a certificação da AHA, o que é um incentivo para os profissionais da região ingressarem nas capacitações. “Os cursos de extensão possibilitam que o profissional esteja mais qualificado e tenha mais tranquilidade nos atendimentos. Além disso, no CSR, o aluno pode ter um alto rendimento de retenção do conhecimento e a vivência prática em um ambiente seguro”, complementa o professor.

Conheça os cursos de extensão do CSR:
Via Aérea Difícil
O manuseio inadequado da via aérea, principalmente em situações de urgência, é causa frequente de complicações graves ao paciente. Dessa forma, todo médico que atende pacientes graves deve estar fortemente habilitado a enfrentar essas situações difíceis e de enorme complexidade. O curso de Via Aérea Difícil prepara os profissionais para agirem com segurança e agilidade nestes casos, sob protocolos que salvam.

Período de realização do curso: 23 de outubro, das 8h às 12h, no CSR – Campus II da UPF
Inscrições: até 17/10, AQUI

Monitorização de Pacientes Graves
Inúmeras situações de urgência e emergência colocam diariamente a vida de diversas pessoas em risco, e os cuidados realizados imediatamente a monitorização e interpretação de sinais podem fazer total diferença, bem como salvar vidas. Assim, o curso de Monitorização de Pacientes Graves treina e forma profissionais para atuarem neste ramo, prestando uma assistência fundamental.

Período de realização do curso: 23 de outubro, das 9h às 15h, no CSR - Campus II da UPF
Inscrições: até 17/10, AQUI

Ventilação Não Invasiva - VNI
A ventilação mecânica não invasiva é muito útil no serviço de urgência e alterou, com o passar dos anos, a evolução e prognóstico de algumas doenças nos momentos de descompensação. Cada vez mais, esse dispositivo de suporte é utilizado e, assim, os profissionais da saúde devem estar habilitados para utilizá-lo da forma correta e na situação adequada. O curso de Ventilação Mecânica Não Invasiva (básico) proporciona o conhecimento necessário e desenvolve a habilidade necessária para o uso correto do equipamento.

Período de realização do curso: 6 de novembro, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h, no CSR – Campus II da UPF
Inscrições: até 1º/11, AQUI

Cateter Central de Inserção Periférica (PICC)
O curso tem por objetivo habilitar profissionais da saúde para inserção, manutenção e retirada do Cateter Central Inserção Periférica (CCIP), no adulto e na criança. O aluno terá oportunidade de manusear diversos tipos de cateteres e realizar treinamento de inserção em simuladores para praticar a avaliação da rede venosa.

Período de realização do curso: 4 de dezembro, das 8h às 12h, no CSR – Campus II da UPF
Inscrições: até 29/11, AQUI

Suporte Avançado de Vida em Pediatria - SAVP/PALS
Focando em conceitos importantes de avaliação sistemática do paciente pediátrico, suporte avançado de vida, ressuscitação efetiva, e reconhecimento de diferentes situações de emergência que antecedem uma PCR, o treinamento é baseado na simulação de situações reais em práticas, nas quais os profissionais podem aprimorar suas habilidades técnicas e pessoais, bem como as de liderança de equipes de atendimento.

Período de realização do curso: 20 e 21 de novembro, das 8h às 21h30min e das 8h às 10h, no CSR – Campus II da UPF
Inscrições: até 18/11, AQUI

Suporte Básico de Vida - SBV/BLS
O BLS treina profissionais de saúde com o intuito de reduzir a morte e a incapacitação por doenças cardiovasculares. Esse curso irá focar conceitos importantes de suporte básico de vida, bem como nos fundamentos para salvar vidas após PCR e em casos de emergência, preparando os profissionais para dominar o assunto e adquirir segurança na abordagem à vítima.

Período de realização do curso: 6 de novembro, das 8h às 12h30min, no CSR – Campus II da UPF
Inscrições: até 1º/11, AQUI

Suporte Avançado de Vida Cardiovascular - SAVC/ACLS
O curso foca no aperfeiçoamento de habilidades para o atendimento a pacientes que apresentam emergências cardiovasculares, como: arritmias, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral e situações de parada cardiorrespiratória. O treinamento é baseado na simulação de situações reais em práticas, nas quais os profissionais podem aprimorar suas habilidades técnicas e pessoais, bem como as de liderança de equipes de atendimento.

Período de realização do curso: 27 e 28 de novembro, das 8h às 21h30min e das 8h às 10h, no CSR – Campus II da UPF
Inscrições: até 22/11, AQUI

Ventilação Mecânica em Unidade de Terapia Intensiva - VENUTI/AMIB
O curso apresenta fundamentos do suporte ventilatório artificial, além de apresentar evidências científicas para o tratamento de insuficiência respiratória. A formação ainda revisa as técnicas ventilatórias a serem aplicadas nos principais cenários clínicos e apresenta as mais recentes evidências científicas que servem para nortear o tratamento da insuficiência respiratória aguda.

Período de realização do curso: 20 e 21 de novembro, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, no CSR – Campus II da UPF
Inscrições: até 31/10, AQUI

Ecografia em Terapia Intensiva - ECOTIN/AMIB
O curso oferece noções básicas de ecocardiograma e ultrassonografia suficientes para que o aluno não familiarizado com o método aprenda os primeiros passos do exame e entenda as suas potenciais e promissoras aplicações no paciente gravemente enfermo.

Período de realização do curso: 4 e 5 de dezembro, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, no CSR – Campus II da UPF
Inscrições: até 5/12, AQUI

Fundamental Critical Care Support - FCCS/AMIB
O curso tem por objetivos preparar melhor os médicos intensivistas e não intensivistas para o atendimento do paciente gravemente enfermo nas primeiras 24 horas, bem como treiná-los para lidar com a deterioração dos pacientes graves de maneira mais eficiente e objetiva. A formação ajuda os profissionais a priorizarem a avaliação das necessidades do paciente grave, a selecionar os exames mais apropriados, a identificar e responder a mudanças significativas no paciente instável, a reconhecer e iniciar o tratamento das condições ameaçadoras à vida e a determinar a necessidade de transferência para centros de referência mais complexos.

Período de realização do curso: 11 e 12 de dezembro, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, no CSR – Campus II da UPF
Inscrições: até 15/11, AQUI

INSCREVA-SE