Notícias UPF

Programa ComSaúde participa da I Mateada Solidária da Família Autista

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Fabiana Beltrami

Atividade ocorreu no domingo, dia 24 de novembro, no Parque da Gare

Acadêmicos e professores do programa de extensão ComSaúde, da Universidade de Passo Fundo (UPF), estiveram presentes, neste domingo, dia 24 de novembro, na I Mateada Solidária da Família Autista. O evento, promovido Associação dos Autistas de Passo Fundo (Auma), ocorreu no Parque da Gare, com o objetivo de divulgar o autismo e agregar as famílias de autistas em uma atividade de troca de experiências. A mateada também foi alusiva aos 20 anos da Auma. 

O  ComSaúde é um dos parceiros da Associação. Presente na atividade, a coordenadora do programa, professora Me. Cristiane Barelli, ressaltou essa parceria. “O programa de extensão ComSaúde tem como um dos seus projetos ‘O autismo diferente ao mundo que queremos’. Então, a possibilidade de estarmos aqui junto com os nossos acadêmicos é muito importante para eles compreenderem melhor e ajudarem a divulgar o que é o autismo para a sociedade e, principalmente quando eles estiverem na prática profissional, de médicos, de enfermeiros, estarem mais aptos a atender essas pessoas e as suas famílias”, disse. 

Para o acadêmico do curso de Medicina da UPF Victor Antonio Kuiava essas ações são importantes por possibilitarem o contato com a comunidade e com um projeto bem representativo em Passo Fundo. “Você tem contato com as famílias, com a problemática delas, a relação que elas têm com o próprio filho, e isso possibilita um conhecimento maior, principalmente prático, para nossa formação”, pontuou. 

A vice-presidente da Auma Salua Younes destacou que a Mateada foi uma forma de divulgar o autismo e de promover a inclusão social. “É uma forma de fazer com que nossos filhos tenham a inclusão social que eles precisam, que eles merecem. Fazer com que as pessoas vejam, conheçam e entendam o comportamento deles, ajuda com que nossos filhos se sintam melhor na sociedade”, concluiu.