Ensino

“A tecnologia é um meio, não um fim”

27/08/2019

17:06

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

Inovação e tecnologia são os temas da 18ª Semana Acadêmica da Fear, que abordará a temática em palestras, minicursos e oficinas

Os avanços tecnológicos transformaram o mundo e continuam de uma forma cada vez mais acelerada a promover revoluções em diversas áreas. São muitos os exemplos de transformações na sociedade que vêm exigindo uma nova postura de organizações e de profissionais, principalmente quando se aborda o assunto no âmbito do mercado de trabalho. Com o objetivo de promover uma discussão sobre a temática, a palestra de abertura da 18ª Semana Acadêmica da Fear da Universidade de Passo Fundo (UPF) contou com a presença do fundador da WTF School, Felipe Menezes. O evento realizado na noite de segunda-feira, 27 de agosto, ocorreu no Centro de Eventos, Campus I da UPF. 

Engenheiro de produção por formação, Menezes conta que tem experiência na indústria e na academia, como professor universitário, mas sua dedicação principal vem sendo junto à WTF School, uma escola livre que promove cursos e eventos voltados para assuntos emergentes, voltados a todos os públicos. “Fundei uma escola que trata dessas questões da nova economia, de habilidades para o futuro, que está muito relacionado com questões de tecnologia. Há, hoje,  um motor de mudança muito forte, que está mudando o mundo, dentre outros, mas o mais forte é a tecnologia e ela está transformando o jeito de a gente viver, se comportar no trabalho, nas indústrias e na economia como um todo”, explicou. 

Conforme Menezes, é importante a integração do desenvolvimento pessoal, comportamental, com o desenvolvimento profissional e tecnológico. “Acho que o engenheiro, nesse ponto de vista, tem o importante papel de entender o potencial dessas tecnologias e saber como dar um andamento bom para ela, porque tecnologia é um meio, não um fim. A tecnologia pode ser usada para o bem ou para o mal, então, está nas mãos das pessoas usar a tecnologia para transformar nosso mundo em um lugar melhor, acho que a área das exatas, engenharias e de tecnologia da informação têm um papel muito importante nessa transformação”, destacou. 

Evento proporciona a integração entre os estudantes
A 18ª Semana Acadêmica da Fear é promovida por meio da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear) e do Diretório Acadêmico (Dafear). Conforme a diretora da Fear, professora Dra. Vera Maria Cartana Fernandes, a unidade tem 11 cursos, com centenas de estudantes, e o evento se consolida como uma oportunidade de integração entre todos. “Há dois momentos ímpares dentro da academia, um é a semana acadêmica, que possibilita que os estudantes se integrem, conversem, troquem experiências, e o outro momento é a formatura. Essa 18ª  Semana Acadêmica tem uma das melhores programações, pois os estudantes entenderam bem todo o apelo feito pelas mudanças das diretrizes curriculares das engenharias e organizaram uma programação com muitos minicursos, visitas técnicas e oficinas, se voltando mais para aplicação prática, que é o que se está pedido nas novas diretrizes” explicou Vera. 

De acordo com o presidente do Dafear, acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo, Víctor Pedott, ao todo, são mais de 40 opções de minicursos, nas mais diversas áreas. “Cada ano, a semana acadêmica foca em uma área diferente. Nesta edição, a área escolhida foi tecnologia e inovação, que é um tema que está muito em voga. A realidade mudou muito e de uma forma rápida, então, procuramos ter essa abordagem. A Semana Acadêmica conta com mais de 40 minicursos, oficinas, palestras e visitas técnicas, que acontecem ao longo de toda a semana”, pontuou. 

A abertura do evento contou com a presença do coordenador do setor Stricto Sensu da Divisão de Pós-Graduação da UPF, professor Dr. Pedro Domingues Marques Prietto; da coordenadora da Semana Acadêmica, professora Me. Marcia Cristina Huther; e do coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, professor Me. Carlos Leonardo Sgari Szilagyi.

A 18ª Semana Acadêmica da Fear segue ocorrendo até sexta-feira, dia 30 de agosto. A programação completa pode ser acessada aqui
 

INSCREVA-SE