Mercado de trabalho

O mercado de trabalho apresenta uma crescente demanda e precisa contar com profissionais com formação integrada para o desenvolvimento das habilidades de criatividade, originalidade e compromisso social, econômico e ambiental.

O tecnólogo em Design de Produto tem possibilidades de atuação em diferentes segmentos, tais como o público, o privado, o industrial e os serviços. Dentre as áreas de atuação do Design, podemos destacar:

• Ambiente: consiste em planejar e arranjar espaços, sejam eles residenciais, públicos ou comerciais, escolhendo e/ou combinando os diversos elementos de um ambiente de forma funcional, segura, econômica, estética e confortável, além do projeto e do desenvolvimento de mobiliários. Para os espaços comerciais, podem ser elaborados projetos para lojas de varejo, escritórios, hotéis, restaurantes, feiras, eventos, entre outros.

• Comunicação: consiste em planejar e realizar atividades necessárias para a construção de mensagens diretas e indiretas ao público-alvo, em sua maioria para comercialização e divulgação de produtos e serviços. Abrange elaboração de embalagem; design de informação, de superfície, de estamparia; design digital; sinalização; etc.

• Produto: compreende o uso criativo e científico de habilidades técnicas no desenvolvimento de projetos de produtos como ferramentas, mobiliários, equipamentos, objetos, utensílios, entre outros, com o objetivo de determinar sua forma, função, uso e tecnologia. É um campo de atuação que permite desenvolver atividades para diversas áreas, como a industrial, a moveleira, a metalomecânica, a hospitalar e a comercial.

• Serviço: é o processo de realização de um trabalho baseado na aplicação de metodologias e ferramentas oriundas do Design, para satisfazer a necessidade de um consumidor ou para agregar valor a determinado tipo de produto cujo resultado pode ser tangível ou intangível a uma empresa. Sua classificação pode se dar de acordo com suas características de consumo, os tipos de usuários, as funções desempenhadas ou o conteúdo de conhecimento agregado.

O curso também informa aos alunos quando há oportunidades de trabalho disponibilizadas pelas empresas.