Universidade

Professor Dr. José Ivo Scherer recebe portaria de jubilamento

02/08/2022

15:38

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima

Docente atuou por 23 anos no curso de Medicina da UPF

Graduado em Medicina em 1975 pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e doutor em Ciências Médicas - Pediatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o professor Dr. José Ivo Scherer recebeu, nesta terça-feira, 2 de agosto, a portaria de jubilamento. O documento, conferido aos docentes que completam 70 anos, foi entregue pela reitora da UPF, Dra. Bernadete Maria Dalmolin.

Ao relembrar a trajetória, o professor destacou que se formou na primeira turma de Medicina da UPF e desde que se tornou docente do curso, em 1999, teve a oportunidade de atuar nas áreas de fisiologia médica, saúde coletiva, saúde da criança, patologia geral, entre outras. Nos últimos 12 anos, esteve como coordenador do curso de Medicina.

“Neste tempo, sempre busquei trabalhar com o coração e com vontade, sempre fui dando o melhor de mim, e as dificuldades foram sendo vencidas. Estou muito tranquilo neste momento, acho que as coisas tem o seu ciclo e agora outras pessoas com outras ideias estão assumindo e vão ter sucesso também e vão ganhar meu apoio sempre, pois vou estar ajudando de longe no que precisarem”, comentou o professor, ao destacar que uma das conquistas durante o período em que esteve à frente da coordenação foi quando o curso recebeu da Associação Brasileira de Educação Médica e do Conselho Federal de Medicina o selo de qualidade do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme).

A reitora, que acompanhou de perto a trajetória do professor, desde seu ingresso como docente no curso de Medicina, aproveitou a oportunidade para reconhecer a atuação e agradecer ao professor pela dedicação e empenho ao ensino ao longo de tantos anos. "Considero que a gestão do professor foi determinante na qualificação e na consolidação de uma formação médica mais integral e sistêmica. Foi um colega incansável na gestão para que os estudantes pudessem, além do aprimoramento técnico específico, ter a melhor formação humana e cidadã. Ele dedicou-se, ainda, em oportunizar uma maior interação em diferentes cenários de práticas, inclusive, internacionais e com a formação interprofissional", pontuou a reitora, ao destacar que o professor sempre teve muito desejo e vocação para a educação e ao reforçar que as portas da Universidade estarão sempre abertas para recebê-lo.