Ensino

“Incentivar a doação de sangue é pensar no futuro”

05/12/2022

15:11

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor / Daniel Rohrig

E-book produzido pela UPF foi lançado no sábado, 03. Trabalho apresenta orientações e informações de forma lúdica e descomplicada

Fruto de um trabalho interdisciplinar que envolveu professores, acadêmicos e órgãos públicos, o e-book “Desvendando os mistérios da Imuno-Hematologia” foi lançado oficialmente neste sábado, 03, na Escola de Medicina da UPF. A obra apresenta conteúdos explicativos e informações sobre a doação de sangue, explicando a importância do gesto que pode transformar vidas. O livro é também uma celebração dos 25 anos de formatura da turma de 1997.

Liderado pela professora Me. Cristiane Rodrigues de Araújo, egressa da turma que celebra os 25 anos, o trabalho integra os projetos de extensão “Os quatro pilares para obtenção transfusional”, do curso de Medicina, e “Direito à informação e a arte educomunicação e produção audiovisual”, do curso de Jornalismo. O trabalho também contou com a parceria da Academia Passo-Fundense de Letras e Secretaria Municipal de Educação.

O material apresenta um compilado de informações e orientações sobre a Imuno-Hematologia, trazendo os principais receios, dúvidas e explicando questões como: quem pode dar? Existe algum perigo? Quais os principais requisitos para ser doador?

Para Cristiane, mais do que um conteúdo, o livro é o resultado de um trabalho coletivo e interdisciplinar que mostra, por meio do conhecimento, a importância da soma de esforços para levar informações para a comunidade. “Esse e-book é fruto de muito estudo e trabalho. Um material que contou com muitas mãos e com o apoio de todos para que fosse concluído. O que pretendemos é fortalecer a cultura da doação de sangue na comunidade acadêmica e na sociedade como um todo”, salientou, destacando o papel fundamental dos estudantes para a construção do livro.

Francesco Piassa foi um dos estudantes envolvidos. Segundo ele, atuar como extensionista no projeto permitiu que pudesse enxergar os conceitos para além da prática. “Quando estudamos, ouvimos sobre como trabalhar e como não se sobrecarregar. 2021 foi um ano muito difícil, mas a nossa missão, quando nos chamaram para contar a história, e graças a uma equipe qualificada, conseguimos tornar esse projeto realidade. Algo que me traz gratidão por ter participado. Ao doar sangue, de fato, doamos amor”, comentou, lembrando ainda que para quem doa, podem ser apenas alguns minutos, mas para quem recebe, pode significar uma vida toda.

Conexão entre épocas

Presente no encontro, a reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin destacou que o comprometimento e a dedicação de toda a equipe geraram um produto de qualidade e que mostra o potencial da Universidade para melhorar a vida das pessoas. “Que belo momento inter-geracional e de conexão. Essa é a beleza da vida, a beleza da formação. Estamos aqui, desvendando muitos mistérios. Lembro que quando apresentaram esse projeto de extensão, que tenho muito orgulho de ter participado de alguma forma, vimos esse elo potente, transformador da sociedade, e já pensávamos em olhar para uma caminhada muito rica e densa, onde cada um dos atores, os de 1997 e os de agora, tem sua contribuição. Aqui hoje vemos muitas conexões e trabalhos altamente valorosos em prol da saúde e que fazem a diferença na vida da cidade”, observou.

Para a reitora, foi a concretização de uma história traduzida por esse e-book, mas que é vista para além dele, em cada ação, em cada trajetória profissional. “Continuem contando essas histórias. Precisamos continuar formando pessoas sensíveis, capazes tecnicamente e que tem uma interlocução forte com a comunidade, com espírito investigativo e que queriam inovar em suas áreas”, finalizou.

O diretor da Famed, professor José Basileu, agradeceu o trabalho da professora Cristiane, destacando a importância da ação para a formação acadêmica, assim como para levar o conhecimento até a comunidade. Em sua fala, ele parabenizou os formandos de 1997. “25 anos de formatura é como um começar 25 anos de uma formação ininterrupta, que se constrói coletivamente e que tem um papel fundamental na sociedade”, salientou.

A atividade contou ainda com a presença do Patrono da turma, Rudah Jorge, professores, familiares e amigos.