Geral

“Carreira Médica” é tema de aula inaugural da Escola de Medicina

08/08/2022

11:48

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Tema foi debatido pelo diretor do Corpo Clínico do Hospital Moinhos de Vento, o médico Vinicius Grando Gava

A carreira médica foi o tema da aula inaugural da Escola de Medicina da Universidade de Passo Fundo (Famed/UPF), realizada na manhã desta segunda-feira, 8 de agosto. O tema foi abordado diretor do Corpo Clínico do Hospital Moinhos de Vento, o médico Vinicius Grando Gava, egresso do curso de Medicina da Universidade, que destacou os desafios e dúvidas que enfrentou na profissão, ainda enquanto estudante de Medicina, e os caminhos que percorreu após a graduação. 

Formado pela UPF em 2002, Gava atua também como cirurgião oncológico e docente de Cirurgia Geral. Em sua fala, pontuou as inúmeras opções que um estudante de Medicina tem após a conclusão do curso e o que é importante considerar nesse momento. “A pergunta que vocês têm que se fazer hoje é o que vocês querem fazer em 10 anos. É preciso todo um planejamento para se chegar lá em uma carreira médica”, disse.

O médico falou ainda das mudanças impostas pela pandemia de Covid-19 no fazer de um médico e sobre o futuro da profissão. “Como será a Medicina em 10 anos? Essa é a grande questão e nós sabemos que vai revolucionar muito e, por vezes, nos surpreendemos com a velocidade das mudanças. Mas o futuro vai ser baseado no passado: nós vamos continuar cuidando de pessoas”, concluiu.