Pesquisa e Inovação

Programas e projetos

Nome do Programa

Projeto Programa de acolhimento interinstitucional às famílias - Paifam

Área: Direitos Humanos e Justiça

Unidades Relacionadas: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH

Cursos Envolvidos: Psicologia, Direito

Coordenador: Suraia Estacia Ambros

O Projeto de Acolhimento Interinstitucional às Famílias (PAIFAM) integra o programa de extensão Intervenções Psicossociais e propõe a implementação de uma metodologia interinstitucional de intervenção para o diálogo fundamentada na promoção de uma cultura da Paz (UNESCO) que sugere a criação de ações que venham  a contribuir para a qualidade das relações humanas, quer na relação com o planeta, pelas divergências no trabalho das interações com a comunidade e principalmente a família. A experiência familiar é marcada pela diversidade e pelo exercício da tolerância, mas paradoxalmente, pode se revelar como gerador de conflitos e um lugar de sofrimento. Dessa forma, este projeto de extensão parte de uma compreensão que visa acompanhar as famílias em crise, intervindo na relação através da proposta de constituir o diálogo como um novo lugar, o lugar para a palavra e promoção da saúde.

As atividades contam com o apoio de integrantes dos cursos de Psicologia e Direito, incluindo docentes e discentes. As ações têm caráter preventivo, destinadas à população local, e reafirma o papel da UPF enquanto instituição comunitária, assegurando sua função social.

As ações são desenvolvidas no Centro de Psicologia Aplicada, Clínica Escola do Curso de Psicologia. São atendidas famílias encaminhadas pela 2ª Vara Especializada em Famílias e Sucessões da Comarca de Passo Fundo. 

Este projeto é vinculado ao Programa Intervenções Psicossociais.

Contato: suraia@upf.br