Pesquisa e Inovação

Programas e projetos

Nome do Programa

Projeto Atividades aquáticas para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Área: P 5 - Territórios da Saúde e do Cuidado

Unidades Relacionadas: Instituto da Saúde

Cursos Envolvidos: Fisioterapia

Coordenador: Cleiton Chiamonti Bona

Promover a saúde e qualidade de vida por meio de atividades motoras no meio líquido, desenvolvendo habilidades e independência das crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista na água.

O projeto de extensão ATIVIDADES AQUÁTICAS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TEA, é desenvolvido a mais de dez anos na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF) da Universidade de Passo Fundo (UPF), onde o objetivo é estimular o desenvolvimento psicomotor e aprendizagem de ambientação ao meio líquido, desenvolvendo habilidades e independência na água beneficiando a saúde e qualidade de vida destas crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O público alvo deste projeto são crianças e adolescentes que possuem laudo comprovado de TEA, envolvendo idade entre 3 anos e meio aos 14 anos, que pertencem a Associação dos Amigos das Crianças Autistas (AUMA) e também aos alunos da Escola Municipal de Autistas Prof.ª Olga Caetano Dias (EMAU) que são parceiros externos deste projeto. O local destas atividades é na Piscina Térmica da Clínica de Fisioterapia ou na Piscina Térmica da Faculdade. O atendimento realizado será em dois grupos (Grupo A e Grupo B), com horários diferenciados sendo que o primeiro grupo (A) será das 17h25min até as 18h05min e o segundo grupo (B) das 18h10min até as 18h50min, totalizando 40 minutos para cada grupo, com no máximo de 07 alunos em cada grupo, totalizando um total de 14 alunos com TEA, para melhor atendimento com o professor e coordenador do projeto junto aos alunos e mais estagiários colaboradores

 A atividade é realizada uma vez por semana, onde o dia dependerá da disponibilidade de horário da piscina conforme o semestre letivo. As atividades realizadas baseiam-se em uma rotina de ações envolvendo: Adaptação ao meio líquido; Atividades recreativas; Aprendizagem para deslocamento na água; Posição corporal do aluno na água em diversos planos, desenvolvendo equilíbrio; Aprendizagem da mecânica da coordenação de braços, pernas e respiração, atividades lúdicas envolvendo a aprendizagem dos movimentos motores.

Os cursos envolvidos diretamente a este projeto são da Fisioterapia e da Educação Física, pois estão diretamente ligados ao desenvolvimento dele e das disciplinas que os cursos oferecem dando suporte teórico.

Contato
E-mail: 
cbona@upf.br