Pesquisa e Inovação

Programas e projetos

Nome do Programa

Projeto Agência de Artes: articulações territoriais no campo da arte e da cultura

Área: P 2 - Territórios da Cultura, Arte e Comunicação

Unidades Relacionadas: Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade

Cursos Envolvidos: Artes Visuais, Artes Visuais

Coordenador: Luciane Campana Tomasini

O projeto de extensão Agência de Artes: articulações territoriais no campo da arte e da cultura, visa promover a formação integral do acadêmico para que possa atuar como agente na valorização e reflexão sobre a função social da Arte e a da Cultura com diferentes públicos, ofertando oficinas, exposições e publicações.

O projeto de extensão do Agência de Artes: articulações territoriais no campo da arte e da cultura promovido pelos Cursos de Artes Visuais L e B, objetivam ampliar e aprofundar as relações entre a comunidade acadêmica e a sociedade. Com o intuito de promover um rol atividades ligadas a formação integral do acadêmico para atuar como agentes de transformação sócio-cultural, junto a instituições, comunidades, indígenas, afrodescendentes, agentes da cultura, escolas, comunidades de periferia e visitantes proporcionando momentos aprendizado e reflexão. Para tanto são organizadas ações interdisciplinares através de proposta que permitem o acesso a diferentes conteúdos por meio da articulação das disciplinas de Artes Visuais Bacharelado e Licenciatura no processo de curricularização. Entre as ações estão contempladas exposições, pesquisas, oficinas, divulgação das atividades em redes sociais, interação em espaços multiuso que proporcionam contato direto com a produção criativa e artística. A proposta do projeto visa atender a nova política de extensão da UPF, com a intenção de desenvolver ações extensionistas voltadas à transformação social e à formação cidadã. 

Essa atuação também é guiada em consonância com o Programa Nacional de Extensão (PNE), as diretrizes são expressas em quatro eixos: impacto e transformação; interação dialógica; interdisciplinaridade; e indissociabilidade entre ensino, linha pesquisa e extensão. Para os cursos de Artes Visuais, a formação é compreendida como um processo que vai além do ensino dos conteúdos teóricos e das habilidades técnicas. Entende-se que a complexidade do ser humano se reflete nas diversas formas com que ele se relaciona com o mundo, a partir de uma perspectiva estética e integral do ser humano, envolvendo todas as suas dimensões - intelectual, física, emocional, social, histórica, cultural -, buscando preparar o estudante para a vida em sociedade, de forma autônoma, para o cuidado com o meio ambiente e para o desenvolvimento de uma visão crítica e sensível, que respeite a vida humana e o entorno em que vivem.

Contato
E-mail: ltomasini@upf.br