Notícias UPF

Cursos de curta duração: qualificação rápida e com foco específico

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Carla Vailatti

Os cursos de curta duração são uma grande tendência. Conheça os benefícios destas formações voltadas a quem busca uma forma de se aperfeiçoar, qualificar ou se capacitar em uma determinada área, em pouco tempo

Os cursos de curta duração são uma grande tendência, especialmente neste momento, por oferecerem uma formação rápida, que podem variar de 8h a 359h, em temas específicos. São voltados a profissionais que já estão no mercado de trabalho e a estudantes que buscam uma forma de se aperfeiçoar, qualificar ou capacitar em uma determinada área, em pouco tempo.

O professor da Universidade de Passo Fundo (UPF) e coordenador da Escola de Extensão Me. Rodrigo da Luz fala sobre alguns dos principais benefícios dos cursos de curta duração

Benefícios dos cursos de curta duração 

Economia
Um dos principais benefícios dos cursos de curta duração está justamente relacionado à situação econômica vivida pelo país. “Hoje, o mercado exige que o profissional se atualize de forma mais rápida e objetiva, com foco delineado”, comenta o professor. Por isso, a tendência é buscar formas rápidas e, consequentemente, mais baratas de buscar essa atualização.

Flexibilização do tempo 
Por falar em rapidez, a falta de tempo desses profissionais, que vivem na correria do dia a dia, muitas vezes impede que eles busquem esse conhecimento em um curso de lato sensu, por exemplo, que exige em torno de dois anos de dedicação. Dessa forma, os cursos de curta duração visam facilitar essa busca por conhecimento, sem uma dedicação tão grande de tempo por parte desse público. 

Ampliação da rede de contatos
Outro dos benefícios dos cursos de curta duração é a ampliação da rede de contatos. “Isso possibilita uma troca de conhecimento muito grande, mesmo em cursos de apenas quatro horas. Como são cursos específicos, direcionados a um público específico, dentro das áreas de discussão, você pode conhecer pessoas da sua área, além de atualizar seu conhecimento”, completa Rodrigo.  

Conhecimento em temas específicos
Os temas específicos também são outro dos benefícios desse tipo de formação. Isso porque o profissional ou estudante que optar por realizar um curso de curta duração, pode definir uma área específica para essa atualização. “Diferente às vezes de uma especialização ou MBA em que ele vai ter várias disciplinas, os cursos de curta duração têm um foco específico, o que também facilita a realização dele por parte dos interessados”, lembra. 

Além da qualificação, essa especificidade dos cursos também permite que o profissional conheça melhor uma determinada área antes de decidir de fato se especializar nela. “Eu tenho curiosidade em uma determinada área e eu posso experimentar, em poucas horas, se gosto ou não dela. E aí sim vou investir em uma especialização ou mesmo um mestrado”, acrescenta o professor. 

Cursos in company
Além de todos os benefícios, os cursos de curta duração também podem ser uma possibilidade para empresas que queiram qualificar seus funcionários em uma determinada área ou assunto. 

“A Escola de Extensão oferece esse diferencial para empresas ou mesmo prefeituras que têm demandas para seus funcionários, mas que muitas vezes esse funcionário não tem condições de cursar um ensino superior à noite, ou uma especialização. Então, estão investindo em capacitação desses colaboradores no horário de trabalho. Para atender a uma demanda interna, nas mais diversas áreas”, conta Rodrigo. 

Escola de Extensão
A Escola de Extensão da UPF surgiu com o objetivo de oferecer cursos de aperfeiçoamento, treinamento e capacitação de forma rápida, atendendo a demandas de profissionais, estudantes e empresas. A oferta de cursos é contínua durante todo o ano. Atualmente, a Escola está com inscrições abertas para 27 cursos nas mais diferentes áreas.

Acesse o site e conheça todos os cursos.