Curso de extensão

Problemas Educacionais Contemporâneos II

  • De 04 de março a 27 de maio

  • 19h20min

  • 100% On-line - Google Meet

Descrição

A tradição pedagógica moderna elegeu a educação pública como dispositivo pedagógico indispensável para a construção de sociedades democráticas. Autores como Jean-Jacques Rousseau, Immanuel Kant e John Dewey, para apenas citar alguns, pensaram de maneira sistemática o nexo entre teoria educacional e teoria da democracia, justamente para mostrar o papel crítico e formador de cidadania que a escola pública desempenha. Considerando que na atualidade há um ataque sistemático a educação pública, a disciplina oferecida pretender resgatar o lugar e o papel da escola pública. 

Inscrições e Investimento

Data de início: 23/02/2021
Data de término: 17/03/2021

Investimento:

R$40,00

Período de realização

De 04 de março a 27 de maio
Dia da semana: 
quinta-feira
Horário: 19h20min
Local: 100% on-line - Google meet
Carga horária: 40h

Programação

Março 
04 Introdução ao programa: problematização inicial 
11 A escola: uma questão pública 
18 A filosofia, a escola e o experimentum formativo 
25 Resistências ao cotidiano escolar de exceção 

Abril 
08 O governo biopolítico do tempo escolar 
15 O sentido da educação na sociedade contemporânea 
22 A autogestão nas escolas em Paris (1968) e em São Paulo (2015) 
29 Uma escola filosófica popular 

Maio 
06 O mau encontro entre escola e humanismo 
13 Filosofia da Educação e escola pública 
20 Filosofia da Educação e escola pública em John Dewey 
27 A escola contemporânea e a desertificação institucional 

Ministrantes

Prof. Dr. Claudio Almir Dalbosco (UPF/Passo Fundo)
Prof. Dr. Marcelo José Doro (UPF/Passo Fundo) 
Prof. Dr. Miguel da Silva Rossetto (UPF/Passo Fundo)
Prof. Dr. Samuel Mendonça (UNICAMP/Campinas)
Prof. Dr. Sílvio Gallo (UNICAMP/Campinas)

Coordenação

Prof. Dr. Claudio Almir Dalbosco - cadalbosco@upf.br 

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