Utilização do software IraMuteq® para análise de dados qualitativos

Inscrições até 30/05 - Realização: 06,13,20 e 27/06/2022

Manejar grandes volumes de dados, oriundos de notas de campo, documentos, grupos focais, observação participante e entrevistas demanda a adoção de procedimentos metodológicos rigorosos que envolvem a coleta, a armazenagem, o tratamento e a recuperação da informação. Nesse contexto, abrolha a relevância e necessidade da utilização de softwares, como ferramentas que auxiliam na análise de dados qualitativos. Apesar da difusão desses softwares de análise qualitativa nas últimas décadas, observa-se a subutilização de seus recursos pelos pesquisadores, limitando a compreensão mais ampla do fenômeno/tema/constructo estudado. O autor ainda aponta que muitas vezes nos trabalhos acadêmicos, é realizada apenas uma simples menção ao uso de um software de análise sem que sejam descritos os tipos de análise realizadas ou o referencial teórico de base para a interpretação, bem como, realizadas análises superficiais, sem explorar de fato, as potencialidades do software, enfraquecendo a validade dos resultados.a temática estudada e elevar a qualidade dos trabalhos acadêmicos.

Fornecer ao pesquisador os conhecimentos necessários para a operacionalização do software IraMuteq®, possibilitando-o gerar múltiplas análises qualitativas, de modo a enriquecer e aprofundar o entendimento da temática estudada e elevar a qualidade dos trabalhos acadêmicos.

Maira Sgarbossa
Graduada em Ciências Contábeis (UPF). 
Especialista em Controladoria e Gestão Tributária (UPF). Concluinte do Mestrado em Administração (UPF). Bolsista CAPES. Aluna Especial do PPGA/UFRGS - nível de doutorado.
 
Coordenador
Anelise Rebelato Mozzato
anerebe@upf.br
anerebe@upf.br
 
Período de realização do curso
Realização: 06,13,20 e 27/06/2022- Sexta- feria das 19h às 23h ( Aula síncrona das 19h às 21h - Aula assíncrona das 21h às 23h)
Modalidade: Online
Carga Horária: 16h
Investimento
R$ 350,00 com desconto de 5% à vista R$ 332,50
 
Público em Geral5 %
Alunos UPF5 %
Egresso UPF5 %
Funcionário UPF5 %
Professor UPF5 %