Ensino

UPF lança o Agro Plus: programa vai atuar para melhorar propriedades rurais

25/08/2022

10:44

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor

Metodologia já é aplicada em 8 estados. No Rio Grande do Sul a iniciativa será liderada pela UPF

A união de diversas áreas das ciências agrárias como agronomia, economia rural,  ergonomia, contabilidade, legislação e gestão socioambiental com a difusão prática acadêmica: este é o Agro Plus. O programa que tem em sua liderança nacional a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) e que conta com a coordenação em Minas Gerais pela FAEMG e Universidade Federal de Viçosa- UFV, chega ao Rio Grande do Sul sob a responsabilidade da Universidade de Passo Fundo (UPF). Inédita em toda a região sul do pais, a iniciativa vai aproximar o produtor rural da academia, oportunizando trocas de experiências profissionais, desenvolvimento e melhorias de indicadores das propriedades rurais por meio de ações práticas e concretas. Para saber mais, acesse agroplusbrasil.com.br.

O programa tem por objetivo auxiliar o produtor rural no cumprimento das legislações que regulamentam o meio ambiente, resíduos, construções rurais, saúde, segurança no trabalho rural, dentre outras. A professora Dra. Nadia Canali Lângaro, que irá coordenar o projeto, explica que o programa tem mais de 10 anos de atividades e que, agora, chega em definitivo na região sul do país, trazendo toda a metodologia já testada e implementada em outros estados com tradição agropecuária. As linhas de ação do programa abrangem a qualidade de vida no trabalho, construções rurais, melhores práticas agrícolas, viabilidade financeira e econômica, qualidade do produto e responsabilidade social.

Por meio de um “check list” completo com 230 indicadores, o programa vai até as propriedades para diagnosticar a realidade de cada uma delas no intuito de melhorar a gestão como um todo, seja na parte ambiental, social e econômica. Do respeito ao meio ambiente, passando pelo cumprimento da legislação vigente, sustentabilidade social e controle financeiro, os resultados são inseridos em um relatório que apontará soluções, caminhos e orientações para melhorar a qualidade de vida nas propriedades e aumentar as oportunidades econômicas. “O trabalho será feito por acadêmicos, que após serem capacitados e treinados, atuarão como supervisores de campo, possibilitando colocar em prática a metodologia do Agro Plus RS. Até o momento três propriedades foram visitadas em Passo Fundo, sob supervisão de profissionais da UFV, o prof. doutor Aziz Galvão da Silva Jr. e da gerente do Agroplus, Ingrid Tavares; as visitas contaram também com a participação do gerente de sustentabilidade da Abiove, doutor Bernardo Pires. As três propriedades avaliadas foram as dos produtores Camila Suzin, de Pontão, Carolina Artuzo Nothen e Guilherme Menegás Zanatta de Passo Fundo.

 Os produtores sabem que existem leis que regulam as ações, mas elas estão distribuídas em normativas, portarias e ofícios que nem sempre são acessíveis, portanto uma linguagem mais próxima se torna necessária para que os produtores possam compreender o que precisa ser feito. “Tudo isso será colocado em prática pelos nossos supervisores”, ressalta a prof. Nadia.  “Conjuntamente com a aplicação do questionário o produtor recebe uma caixa de primeiros socorros e são afixadas placas de advertência (kit com 60 placas) nas edificações, sobre segurança e meio ambiente;  o produtor recebe ainda materiais didáticos diversos, como manuais de normas legais socioambientais, e de procedimentos de segurança, blocos de controle de entrega de EPI, vídeos informativos,  entre outros. 

União de esforços oportunizará a melhoria da vida no campo
A ideia, segundo a prof. Nadia, é unir esforços para que o projeto se amplie e atenda o maior número possível de propriedades, aproximando ainda mais a Universidade da comunidade. A adesão de parceiros como entidades representativas da sociedade civil, cooperativas, indústrias que processam grãos, sistema S, entre outros, será determinante para o sucesso e o alcance desejados. “A UPF vive um momento novo, com uma nova gestão e novas unidades acadêmicas. Esse programa vai ao encontro disso, congregando diversas áreas do conhecimento para promover uma formação mais qualificada, permitindo que esse conhecimento chegue até a sociedade. Essa interdisciplinaridade será colocada em prática de forma intensa”, observou, ressaltando a consolidação da Escola de Ciências Agrárias, Inovação e Negócios (ESAN).

Vice-coordenador do programa, o professor Dr. Mateus Possebon Bortoluzzi, ressaltou que a Universidade terá uma grande responsabilidade ao implementar a metodologia na região sul. Para ele, o Programa vai contribuir significativamente para o aprimoramento da gestão das propriedades rurais pelos produtores. “A melhoria da governança das atividades agropecuárias, da conservação dos recursos naturais e do bem-estar social dos trabalhadores, produtores e comunidades serão alguns dos objetivos do Agro Plus RS. Paralelamente, estaremos complementando a formação dos acadêmicos que estarão em contato direto com o produtor rural de pequeno, médio e grande porte, capacitando-os para atender as exigências cada vez maiores do mercado interno e externo. Afinal, já não basta apenas produzir, temos que produzir de maneira sustentável”, observou o professor.

Neste momento os acadêmicos estão sendo treinados. Assim que estiverem capacitados, estarão aptos para darem início às visitas como supervisores de campo. Entre elas, está Carolina Zuanazzi Tonello, Engenheira Agrônoma formada pela UPF e atualmente mestranda do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAgro). Treinada para ser gerente do Agro Plus, Carolina ficou sabendo da iniciativa e aproveitou a oportunidade. “Quando a professora Nadia falou sobre, aceitei prontamente, pois vi no Agro Plus uma excelente oportunidade para desenvolver habilidades e ganhar experiência prática na questão social, ambiental e econômica de propriedades rurais, além do fato do programa formar profissionais e pessoas mais bem preparadas para o mercado de trabalho”, conta.

No VI nível do curso de Agronomia, Gabriele Maito, também aceitou o convite. Ela pontua que o agronegócio vem sendo criticado em grande parte por questões sociais e ambientais, e esse programa é a prova de que o setor está preocupado em respeitar as comunidades tradicionais, os trabalhadores e os recursos naturais,  sendo parte das mudanças necessárias para um mundo mais sustentável para as futuras gerações. “Para ela, participar do programa é uma oportunidade única para a formação, além de ser um diferencial dentro do curso que irá contribuir profissionalmente e pessoalmente. “A relação e o contato direto com o produtor, a fim de orientá-lo para contribuir com a melhoria da gestão de sua propriedade é algo indescritível. Temos notado quão difícil é produzir em cumprimento à rigorosa legislação brasileira, por isso esse será nosso principal objeto: levar informação e prestar assistência técnica de qualidade aos produtores rurais, desde o pequeno até o grande, sem restrições”, ponderou a acadêmica. 

O Agro Plus terá canais próprios para divulgar as ações, bem como os contatos, mas os produtores que tiverem dúvidas ou quiserem informações, podem entrar em contato pelo e-mail agroplus@upf.br