Ensino

Protagonista no Agro, reconhecida pelo ensino

08/09/2022

11:02

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Conselho Regional de Medicina Veterinária

Com professores, egressos e ex-professores, a Universidade de Passo Fundo foi destaque no Prêmio oferecido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária durante a Expointer 2022

Com quase 30 anos de história, o curso de Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (UPF) é referência no ensino, na pesquisa, na extensão e na inovação. Como resultado disso, além de inserção dos egressos no mercado de trabalho, há também o reconhecimento das trajetórias docentes realizadas ao longo do tempo. Durante a Expointer 2022, o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) entregou, pela primeira vez, o Prêmio Professor Édison Armando de Franco Nunes, um dos fundadores do curso.  Nas categorias de destaque, a vencedora na área do Ensino foi a professora Dra. Maria Isabel Botelho Vieira. A lista ainda contempla um ex-professor e dois egressos do curso.

Mais do que repassar conteúdos, conceitos e teorias, a professora Maria Isabel tem como paixão ensinar a Medicina Veterinária como uma ferramenta para transformar vidas. Isso, que aprendeu com outros mestres que passaram pelo seu caminho, ela repassa a cada estudante que entra em suas disciplinas. Conforme ela conta, a Medicina Veterinária sempre esteve presente em sua vida e em seu coração. “Sou muito realizada em minha vida profissional e a área do ensino sempre foi uma grande paixão minha. Aqui eu tive todas as condições de propor novas metodologias de ensino, de permitir que os estudantes pudessem buscar novas formas de aprender e sentissem vontade de se apropriar do conhecimento, não apenas como forma de concluir o curso, mas como uma ferramenta para ser uma pessoa e um profissional melhor”, relata a vencedora do Prêmio.

Maria Isabel relata que a qualidade do curso é sentida em várias frentes, como por exemplo, na colocação dos profissionais formados em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e em constante mudanças. “Temos acadêmicos de vários estados, como Mato Grosso e Rio de Janeiro, além de toda a nossa região e de todo o estado. Foram bons alunos que hoje são expoentes em multinacionais, em empresas de renome, em suas propriedades, e que são responsáveis pela qualidade na produção e nos serviços oferecidos dentro da área”, observa, pontuando ter sido uma honra receber o prêmio que leva o nome de uma referência na área. “Uma pessoa inesquecível para nossa Universidade e para toda nossa região”, comenta.

A Universidade como protagonista no Agro

Durante toda a Expointer o professor Dr. Carlos Bondan esteve presente e pode constatar, durante a programação, eventos, encontros e visitas, que a Universidade não apenas é referência, mas é protagonista quando o assunto é agronegócio e agroindústria. “Não temos dúvida que a UPF é hoje uma protagonista no agro. E essa premiação demonstra isso. Passando pelo Conselho de Medicina Veterinária, cujo presidente é nosso egresso, e o Prêmio, que leva o nome do professor Édison, um dos fundadores do curso, um profissional cuja paixão pela profissão levou o nome do curso de Medicina Veterinária para vários lugares do mundo”, frisou o coordenador do curso de Medicina Veterinária da UPF.

Sobre o reconhecimento da professora Maria Isabel, o coordenador destaca que ao longo da caminhada na Universidade, ela sempre se destacou pelo empenho em desenvolver aulas dinâmicas, unindo teoria e prática. Além disso, pontuou que o trabalho realizado pela docente na Instituição sempre foi reconhecido, antes de tudo, pelos acadêmicos. “A professora Maria Isabel recebe esse prêmio pela competência, tanto na coordenação do curso, quanto na rotina em sala de aula ao longo dos anos. Sempre muito dedicada, com atitudes baseadas na ética profissional, tudo isso motiva os estudantes para que se vejam refletidos em seus mestres, e representa o reconhecimento da qualidade do ensino da Universidade”, ressaltou.

Conforme a diretora da Escola de Ciências Agrárias, Inovação e Negócios (ESAN), Dra. Cleide Moretto, o Prêmio Prof. Édison Armando de Franco Nunes marca o reconhecimento do profissional extraordinário que fez a diferença como médico veterinário em diferentes espaços institucionais, da academia ao setor público, como professor, gestor e técnico. Ela salienta que o professor Édison foi fundamental para a criação do curso de medicina veterinária e do Hospital Veterinário, observando que sua proximidade com os colegas e acadêmicos serviu de inspiração para muitos egressos. “Seu compromisso com a profissão e com a sociedade esteve presente em suas ações. A homenagem prestada pelo Conselho de Medicina Veterinária do estado do Rio Grande do Sul enaltece a trajetória do profissional que constitui a história de nossa universidade, assim como a importância do nosso curso de medicina veterinária para profissionais que atuam em diferentes regiões do estado e do país”, destacou.

Presente no evento, Cleide lembra que a cerimônia foi emocionante, pela presença dos familiares e amigos do homenageado. Ela reforça que, no conjunto dos agraciados, quatro deles fizeram parte da formação do curso da UPF: além da professora Maria Isabel Botelho Vieira, o ex-docente Flauri Ademir Migliavacca (liderança empresarial Agronegócio) e os egressos Guilherme Thomazi (liderança empresarial serviços) e Cézar Augusto Schell Freire (destaque cultura). “Nossa instituição sente-se honrada por ter tido a oportunidade de compartilhar da trajetória desse importante profissional, que deixa um importante legado e muitos frutos de um trabalho qualificado e inovador”, comentou a diretora.