Extensão

Projeto Rondon: conheça 5 motivos para se inscrever e participar

29/08/2022

17:09

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

UPF seleciona estudantes voluntários para participarem da Operação Portal do Sertão, que ocorre de 26 de janeiro a 12 de fevereiro de 2023

A Operação Portal do Sertão do Projeto Rondon está com inscrições abertas até o dia 4 de setembro e a Universidade de Passo Fundo (UPF) seleciona estudantes voluntários para participarem. A Operação ocorre de 26 de janeiro a 12 de fevereiro no conjunto A, no município de Anguera, Bahia.

O Projeto Rondon é uma proposta do Ministério da Defesa que busca promover o desenvolvimento sustentável de determinadas comunidades que possuem perfil de vulnerabilidade, por meio de ações de extensão em municípios previamente selecionados pelo projeto. “A proposta é que as universidades que fazem a integração social com esses municípios possam realizar ações de formação de multiplicadores, gerando valor para os estudantes e aos moradores da localidade”, explica a coordenadora da operação na UPF, professora Dra. Cristiane Barelli.

Segundo a professora, as ações estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, nas esferas econômica, social e ambiental.

“A ideia é promover o desenvolvimento sustentável através de uma troca com a realidade local e levarmos também nossas experiências, não de uma forma impositiva, mas de aprendizado conjunto para que ocorra o fortalecimento da cidadania dos nossos estudantes. A proposta da UPF que foi aprovada também está alinhada aos ODS, pois envolve bastante nossos cursos na parte do ensino e projetos de extensão que têm ações voltadas para esse viés”, afirma.

Confira 5 motivos para participar do Projeto Rondon

1- Oportunidade de se integrar com outra realidade (municipal e estadual), diferente da nossa cultura.

2- Aprender a desenvolver estratégias formativas/formação de multiplicadores integradas à realidade do município.

3- Propor soluções criativas e sustentáveis para o enfrentamento de problemas locais, planejadas com os gestores de Anguera.

4- Desenvolver ações interdisciplinares, com diferentes cursos da UPF e da outra instituição que participará (PUC-PR).

5- Fortalecer sua cidadania e responsabilidade social.

Quais atividades são desenvolvidas?

Cursos, rodas de conversas, formação para equipe de saúde, educação, desenvolvimento de cartilhas e outros materiais. O foco não é fazer assistência direta para as pessoas do município, mas, sim, formar multiplicadores, pois depois que encerra a operação a expectativa é que haja uma continuidade desses aprendizados e trocas.

Quem paga as despesas da viagem?

As despesas de deslocamento, hospedagem e alimentação são custeadas entre a Universidade, o Ministério da Defesa e o município que recebe a operação. 

Quem pode participar?

Para participar e concorrer a uma das vagas, o estudante deve estar regularmente matriculado a partir da segunda metade do curso de graduação. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo preenchimento do formulário eletrônico disponível AQUI.

As vagas estão disponíveis aos acadêmicos dos cursos de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Direito, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Medicina, Música, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química e Serviço Social.

Para concorrer, o estudante precisa ter disponibilidade para participar da formação preparatória para o Projeto Rondon, que ocorre de 10 de outubro a 10 de dezembro de 2022 e estar livre de qualquer compromisso no período da Operação, entre os dias 26 de janeiro a 12 de fevereiro de 2023. As orientações gerais sobre documentos estão disponíveis no edital.

A divulgação dos resultados será feita no dia 3 de outubro, no site da UPF.