Geral

Plantas que fazem história: Herbário RSPF completa 50 anos

06/09/2022

16:37

Por: Carla Vailatti

Fotos: Carla Vailatti

Criado e mantido pela UPF, o acervo conserva mais de 14 mil exemplares de plantas do Brasil e do exterior

A palavra herbário parece se referir a um conjunto de ervas, mas vai muito além disso. Um herbário é uma coleção de plantas ou partes de plantas secas, conservadas e organizadas, usadas em pesquisas científicas e populares. Em 2022, o herbário da Universidade de Passo Fundo (UPF), denominado RSPF, completa 50 anos.

O Herbário RSPF está instalado no Museu Zoobotânico Augusto Ruschi, onde, na segunda-feira, 05 de setembro, foram descerradas duas placas comemorativas. Uma delas marca os 50 anos da iniciativa, e a outra evidencia o novo nome da sala que guarda a coleção de plantas: agora, o espaço chama-se Professora Branca Maria Aimi Severo. Idealizadora e precursora do Muzar e do Herbário, a professora Branca esteve presente, e, antes do descerramento, proferiu a palestra “Memórias do Herbário RSPF”. Além de marcar o aniversário do Herbário, a palestra fez alusão ao Dia do Biólogo, comemorado em 03 de setembro.

Trajetória dedicada às plantas

Branca Maria Aimi Severo atuou como professora da UPF por mais de 30 anos, ao longo dos quais fez diversas publicações científicas e contribuiu com a formação de várias turmas de biólogos. Apaixonada pelo universo das plantas, colaborou de forma intensa com a criação e consolidação do Herbário e do Muzar. Branca é graduada em História Natural (PUCRS) e mestre em Ciências Biológicas com ênfase em Botânica (UFRGS).

Registros da nossa biodiversidade

O Herbário RSPF conserva mais de 14 mil exemplares de plantas. A maior parte representa a vegetação regional, mas também há exemplares de outros estados brasileiros e até de outros países. Há inclusive exemplares de plantas descobertas no âmbito da Universidade, como a Callianthe flava Grings, descoberta na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) da UPF em 2020.

O presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), professor Me. Luiz Fernando Kramer Pereira Neto, participou das homenagens, e destacou a relevância deste trabalho desenvolvido ao longo de cinco décadas. “Que esse acervo seja cada vez mais bem utilizado por todos que por aqui passam e passarão. Hoje, ele é objeto de estudos da graduação e pós-graduação, e também do ensino médio e fundamental”, lembrou.

Para o Me. Fabiano Chiesa, diretor do Instituto de Saúde (IS), que abrange os cursos de Ciências Biológicas, a trajetória da professora Branca se permeia com a da UPF. “Para enxergar longe, precisamos subir nos ombros de gigantes. Em muitos momentos, a professora Branca foi nosso gigante, para que pudéssemos enxergar longe e chegar até aqui”, considerou.

Coordenadora dos cursos de licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas, a Dra. Noeli Zanella já foi aluna da professora Branca. Para Noeli, a criação e manutenção deste herbário contribui com o conhecimento da biodiversidade. “Este é o papel principal do herbário: a produção de conhecimento, e esse conhecimento ser passado para a sociedade”, acredita a professora.

Também participaram das homenagens o curador do Herbário RSPF e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCiamb), Dr. Cristiano Roberto Buzatto, a coordenadora da Divisão de Avaliação Institucional, Dra. Gladis Hermes Thome e a ex-diretora do Instituto de Ciências Biológicas Dra. Marilene Rodrigues Portella, além de outros professores, funcionários e estudantes de graduação e pós-graduação.

Conheça o Herbário

O acervo do Herbário RSPF fica no prédio onde funciona o Muzar, no Campus I da UPF. Saiba mais: www.upf.br/muzar/estrutura/herbario-rspf.