Pesquisa e Inovação

Adubo de Uva ganha força com novo equipamento

31/08/2022

10:00

Por: Caroline Simor / Assessoria de Imprensa

Fotos: Tainá Binelo

Adquirido dentro do Edital da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, o analisador de área superficial de materiais atuará para acelerar o desenvolvimento da pesquisa

Um novo equipamento chega para potencializar a pesquisa feita na UPF para o desenvolvimento de um adubo a partir da uva. Adquirido com recursos do Programa Techfuturo da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do projeto “Imobilização de microrganismos em biochar de resíduos de uva para incorporação em fertilizante NPK”, a nova ferramenta permitirá investigações de ponta da estrutura de materiais de diferentes áreas do conhecimento.

O projeto, coordenado pelo professor da UPF, Dr. Jeferson Stefanello Piccin, conta com a participação das empresas Adubos Coxilha e Beifiurl LTDA, bem como da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Jeferson destaca que, apesar de a equipe já ter um material bastante promissor para imobilizar os elementos focos da pesquisa, até então não era possível saber quais eram as características que traziam os benefícios buscado. Agora, segundo ele, essas informações serão conhecidas e eles poderão replicar no processo.

Jeferson explica que o equipamento é um analisador de área superficial e distribuição de poros de materiais pela técnica de BET. Traduzindo, essa técnica consiste em submeter o material à presença de nitrogênio (N2), sendo avaliado quanto do gás fica aderido ao material. “Através de cálculos considerando o volume da molécula e a quantidade de N2 adsorvido da amostra o equipamento é capaz de medir a área interna dos poros do material bem como o tamanho desses poros”, observa.

Na pesquisa desenvolvida pela UPF, a ferramenta será utilizada para caracterizar o biochar produzido a partir de resíduos de bagaço e engaço de uva. “Essas informações são relevantes pelo fato de que o material deve ter poros de dimensões que facilitem a imobilização dos microrganismos em sua superfície interna. O objetivo aqui será correlacionar a quantidade de microrganismo imobilizada em função das propriedades do material”, comenta o coordenador.

Por estar diretamente relacionado à pesquisa com biochar, o equipamento aumenta ainda mais o poder analítico da UPF. Jeferson pontua que, associado a outros equipamentos, o analisador de partículas por difração a laser, o Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV), O Difratrômetro de Raios-X (DRX), entre outros instrumentos disponíveis na estrutura da UPF Soluções, ampliarão as ações, uma vez que oportunizará um trabalho em diversas frentes.

De acordo com o professor, o novo equipamento permitirá investigações de ponta da estrutura de materiais de diferentes áreas do conhecimento, como na área da química, ambiental, saúde (próteses, por exemplo), metalmecânica, engenharia civil, entre outras. “Este é mais um equipamento da Universidade de Passo Fundo que está disponível não só para pesquisas como para as indústrias da região. Nossa ideia é que esse seja um equipamento que traga muitas informações sobre materiais”, finaliza.