Ensino

Acadêmicos realizam visita técnica em cervejaria

18/04/2022

11:46

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Imagens de Arquivo

Visita ocorreu com os acadêmicos dos cursos de Gestão do Agronegócio, Comércio Exterior, Agronegócio e do Programa de Pós-Graduação em Administração

Com o objetivo de vivenciar um pouco da prática voltada ao mercado de trabalho, os acadêmicos dos cursos de graduação Gestão do Agronegócio, Comércio Exterior, Agronegócio e do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) da Universidade de Passo Fundo (UPF) realizaram visita técnica na Cervejaria Santa Madre, de Passo Fundo.

A visitação ocorreu no dia 08 de abril, com os acadêmicos das disciplinas de Gestão da Inovação e Seminário de Estratégia em Comércio Exterior e Negociação Internacional, acompanhados pelas professoras Me. Andrea Polidori Celia, Me. Morgana Secchi e a coordenadora do curso de Agronegócio, Dr. Ana Claudia Machado Padilha.

Durante a visita à Cervejaria Santa Madre, os estudantes puderam conhecer o processo produtivo via fermentação alcoólica para produção de chopp, desde o beneficiamento e o controle das matérias primas e insumos até o produto acabado. Os acadêmicos conheceram em detalhes os biorreatores, os parâmetros de processo e receberam orientações com noções de higiene, segurança e tratamento de efluentes.

A estudante do curso de Gestão do Agronegócio, Talissa Favretto, conta como a visita a cervejaria foi muito importante para entender na prática os conetúdos estudados em sala de aula. “Podemos aprender muito sobre todo o processo da produção da cervejaria, do começo ao fim. Ainda, conseguimos observar o quanto uma empresa deste porte toma seus devidos cuidados com dedicação e profissionalismo o produto que está comercializando”.

O estudante do curso de Gestão do Agronegócio, Rodrigo Pommer, fala como esta atividade ajuda a entender o mercado de trabalho. “As atividades extracurriculares são essenciais, as visitas técnicas conseguem aproximar nossa vivência acadêmica as práticas nos processos de produção, gestão e comercialização, fomentando o empreendedorismo e a agregação de valor”.

As professoras ressaltam a importância dessas atividades extracurriculares para que os estudantes entendam como os conteúdos trabalhados no decorrer do curso são desenvolvidos no dia a dia, a fim de promover o contato dos acadêmicos com as atividades industriais, bem como relacionar os conteúdos trabalhados em aula com a prática, um dos objetivos da visita técnica.