Ensino

Acadêmicos do curso de Administração visitam empresas no Paraná

27/06/2022

11:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Para atender as demandas do mercado e formar profissionais qualificados e diferenciados, o curso de Administração da UPF promove ações que vão além da teoria, proporcionando aos acadêmicos experiências que possibilitam que o aprendizado seja ainda mais enriquecedor. Exemplo dessa preocupação foi a visita técnica realizada no Paraná. No estado vizinho, eles conheceram um pouco da cultura e estiveram em empresas de diversos ramos.

A visita técnica, realizada no dia 24, teve início com uma visita ao Parque Histórico de Carambeí e uma imersão na cultura holandesa. De acordo com o professor Me. Anderson Neckel, que acompanhou o grupo, o Parque é um dos maiores museus a céu aberto do Brasil e resgata memórias e reproduz a dinâmica do estilo de vida do colono no início do século XX. Segundo ele, inspirado no estilo do holandês Zaanse Schans, com amplos jardins, Casa de Memória, anfiteatro e um Koffiehuis – confeitaria e restaurante, o Parque oferece um cardápio com culinária típica e tradicional. Neste local, ainda segundo o professor, se originou a empresa Batavo em 1928. “A marca Batavo foi criada pela Cooperativa, com o nome inspirado em uma região histórica, a Batávia, que fica na província de Guéldria, nos Países Baixos, e foi a origem da grande maioria das famílias holandesas que estavam por aqui. Um pouco mais tarde, em 1941, Batavo passou também a fazer parte do nome da Cooperativa, que, de Sociedade Cooperativa Holandesa de Laticínios, passou a se chamar Cooperativa Agropecuária Batavo Ltda”, relata.

Aproveitando o dia, a turma seguiu para Curitiba, onde conheceu a cervejaria e a fábrica da Bodebrown, cervejaria oficial do Iron Maden no Brasil. Na ocasião foram guiados pelo fundador, Samuel Cavalcante, que contou toda a sua trajetória empreendedora. Já no sábado, 25, o grupo visitou a Empresa Decathlon, um dos maiores segmentos varejistas de esportes do Brasil e o Jardim Botânico de Curitiba, além de terem visitado a vinícola Durigan e o Mercado Sal que reúne um complexo gastronômico com empreendimentos e culinária de vários países do mundo.

O professor Anderson Neckel justifica que a cidade de Curitiba foi escolhida para a visita técnica, por ser considerada a cidade mais inteligente do Brasil e também por possuir modelos de negócios inovadores e de fácil acesso. “O ranking que determina qual é a cidade mais inteligente do Brasil é desenvolvido pela consultoria Urban Systems, que utiliza 70 indicadores de desenvolvimento para chegar ao resultado. Curitiba também é a primeira em governança, tornando-se um excelente exemplo de benchmarking para qualquer município”, observa.