Universidade

UPF sobe 99 posições em ranking internacional de sustentabilidade

23/12/2022

09:16

Por: Caroline Simor / Assessoria de Imprensa UPF

Fotos: Assessoria de Imprensa UPF

Ranking Internacional Universitário de Sustentabilidade UI GreenMetric e uma das publicações mais importantes para avaliar a sustentabilidade nas universidades

O ano está quase no fim, mas a Universidade de Passo Fundo (UPF) segue somando conquistas. Figurando novamente no Ranking Internacional Universitário de Sustentabilidade UI GreenMetric, a Instituição teve uma evolução significativa, subindo 99 posições em relação ao último relatório. Com ações feitas por meio do Green Office, cursos, projetos de extensão e com o envolvimento de toda a comunidade acadêmica, a Universidade ficou na posição 362ª no ranking geral, de 1050 universidades participantes, e no ranking do Brasil ficou na 14ª posição.

Esse é o terceiro ano consecutivo em que a UPF participa do Ranking, e, nesta edição, aumentou 1050 pontos, somando um total de 6725. O GreenMetric foi criado em 2010 na Universitas Indonesia, considerado um dos rankings universitários mais importantes para avaliar a sustentabilidade nas universidades. A coordenadora do Green Office, professora Dra. Luciana Brandli, explica que ele possui 51 indicadores e avalia as seis áreas de um campus universitário: Ambiente e Infraestrutura, Energia e Mudanças Climáticas, Resíduos, Água, Transporte e Mobilidade, e Ensino e Pesquisa.

De acordo com Brandli, a melhora no posicionamento da Universidade se deve às ações práticas de sustentabilidade realizadas ao longo dos anos. “O Green Office UPF vem desempenhando um papel importante, pois além de monitorar os dados junto aos setores da instituição e preencher o ranking, desenvolveu várias ações, como eventos, workshops, gincana e outros, os quais abordavam o tema sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Para a instituição, ser uma universidade sustentável é sinônimo de orgulho e prestígio, principalmente por parte da comunidade acadêmica”, comenta.

Para a reitora da UPF, Dra. Bernadete Maria Dalmolin, finalizar o ano com mais esse resultado não apenas deixa toda a comunidade acadêmica feliz, mas motiva todos os atores envolvidos para que no próximo ano mais ações concretas sejam realizadas. Segundo ela, o compromisso da Universidade com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável é um dos norteadores fundamentais para todas as iniciativas institucionais. “Ao longo do ano a UPF esteve presente de diversas maneiras nos mais variados espaços, inserida na comunidade e gerando não apenas conhecimento, mas soluções, inovações e promovendo a melhoria da vida das pessoas. O nosso compromisso, enquanto instituição comunitária, está entrelaçado com os desafios do mundo em potencializar ações práticas de sustentabilidade”, observa, ressaltando que, para 2023, novas parcerias, projetos e programas atuarão para potencializar os objetivos.

Na prática 

Inaugurado em agosto de 2021, o Green Office é uma das estruturas que colabora com a presença dos ODS na UPF. Em busca da promoção da sustentabilidade e da ação climática, ele auxilia financiando projetos, promovendo atividades e divulgando os Objetivos como um todo. O Centro Acadêmico de Sustentabilidade é o terceiro inaugurado fora da Europa, continente onde o modelo de escritório foi criado. 

Entre as ações, a UPF realizou a instalação de cisternas em escolas públicas de Passo Fundo; construiu o jardim medicinal do corpo humano no Campus I; promoveu atividades nas Feiras Ecológicas de Passo Fundo; e a elaboração de materiais educativos sobre o cenário climático do futuro. Apenas algumas das atividades desenvolvidas com auxílio do Green Office tendo em foco os ODS. 

Outro exemplo de atividade prática ocorreu durante a 1ª Gincana GO ODS, onde os Objetivos foram o tema principal, envolvendo estudantes e professores.  Além disso, cerca de 70 projetos institucionalizados na Universidade contemplam áreas fundamentais para o desenvolvimento sustentável: Comunidades e Territórios Sustentáveis; Territórios da Cultura, Arte e Comunicação; Territórios da Cidadania, Direitos Humanos e Cultura da Paz; Territórios da Educação e da Formação Humana; Territórios da Saúde e do Cuidado e Territórios da Inovação, Produção e Trabalho. Somado à eles, os projetos vinculados a Escola de Ciências Jurídicas (ECJ) Balcão do Imigrante (ODS 10 – Redução das Desigualdades), Balcão do Trabalhador (ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico) e o Projur Mulher (ODS 5 – Igualdade de Gênero), também auxiliaram na inserção da UPF no Ranking.