Universidade

UPF realiza I Encontro de Coordenadores de Graduação

24/11/2022

10:31

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima

Atividade de integração entre os docentes marcou o início da construção da Política de Desenvolvimento Acadêmico da Instituição

Buscando promover processos integrados que oportunizem o desenvolvimento de competências acadêmicas e o compartilhamento de saberes entre os docentes, a Universidade de Passo Fundo (UPF) realizou, nesta quarta-feira, 23 de novembro, o I Encontro de Coordenadores de Graduação. A atividade foi organizada pela Diretoria de Desenvolvimento e Formação Acadêmica, vinculada à Pró-reitoria Acadêmica da UPF e contou com a participação de diretores das unidades acadêmicas e coordenadores dos cursos de graduação da Instituição.

Além de promover um momento de acolhimento, a atividade marcou o início da criação da Política de Desenvolvimento Acadêmico da Universidade. “A proposta desse nosso primeiro encontro é promover um momento de cuidado e reflexão, para que a gente possa, a partir disso, construir. É uma oportunidade de estarmos lado a lado como parceiros em nossos processos docentes e de gestão, em uma atividade voltada especialmente para vocês, as pessoas que educam, fazem gestão e buscam escutar e acolher seus pares, estudantes e funcionários nas suas diferentes perspectivas e demandas”, disse a diretora de Desenvolvimento e Formação Acadêmica, professora Dra. Carla Beatrice Crivellaro Gonçalves.

A reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, destacou que o processo de criação de um projeto pedagógico exige pensar coletivamente. “Esse espaço da coordenação dos cursos, dos colegiados, da construção dos processos pedagógicos, é altamente desafiador para todos nós. Na condição de professores também somos gestores, numa função muito importante e de alta complexidade para nossa Universidade e nossos estudantes. Quando estamos desenvolvendo nossas atividades temos que trabalhar junto com o coletivo pensando em trazer para o centro dessa discussão um outro coletivo, que são os estudantes que estão conosco. Isso tudo precisa dedicação, construção, pré-disposição, flexibilidade e espaços de diálogo o tempo todo para que consigamos de fato construirmos um projeto pedagógico”, afirmou a reitora.

O encontro também contou com a participação do pró-reitor Acadêmico, professor Dr. Edson de Alencar Casagranda e do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professor Dr. Antônio Thomé. 

A Política de Desenvolvimento Acadêmico da UPF irá nortear as ações que visam promover avanços e o desenvolvimento da comunidade acadêmica (estudantes, funcionários e professores), alinhada às demandas e necessidades das pessoas e articuladas com as diretrizes e políticas institucionais. A apresentação da minuta da Política está programada para ocorrer durante o evento Presença UPF, no mês de fevereiro.