Geral

Retrospectiva 2022: ações e transformações movimentaram a Universidade

22/12/2022

09:01

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo/UPF

Mais aproximação com a comunidade, produção de conhecimento e inovação deram o tom do ano na UPF

Um ano de muitas ações, mudanças e aproximação com a comunidade. Em 2022, a Universidade de Passo Fundo (UPF) recebeu de braços abertos estudantes, professores, funcionários e a comunidade com a retomada das aulas presenciais, dos eventos, encontros e atividades de formação. Novos cursos, estrutura administrativa renovada e uma realidade que permitiu à Universidade continuar sendo propulsora do desenvolvimento regional foram alguns dos marcos do ano que está prestes a acabar. Mas muitas iniciativas aconteceram e, neste material, reunimos alguns dos principais momentos da UPF em 2022.

Janeiro

- Universidades mais sustentáveis

O ano na UPF começou com boas notícias: o Green Metric, ranking que mede os níveis de sustentabilidade de instituições de ensino em todo o mundo, inclui a Instituição entre as universidades mais sustentáveis do mundo. A Universidade ocupa a posição 461 de forma global, sendo a 20ª no Brasil e a 3ª no Estado. 

Fevereiro

- Presença UPF


Em fevereiro, foi hora de voltar ao trabalho. Os professores da Instituição retornaram no dia 7 de fevereiro, para o Presença UPF, evento que tem como foco debater temas importantes sobre a prática pedagógica e a importância de inserir metodologias inovadoras sem deixar de lado o essencial: o diálogo, a proximidade e a escuta.

- Voltas às Aulas


Logo depois, no dia 14, foi a vez da UPF receber de volta os estudantes, retomando 100% das atividades presenciais. Foi um momento de muita alegria e entusiasmo e, claro, de muita expectativa, depois de dois anos de distância, em função da pandemia de Covid-19. 

Março

- Expodireto 


No mês seguinte, em março, a UPF voltou a marcar presença em grandes eventos. O primeiro deles foi a Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. Na maior feira da América Latina no setor de agricultura de precisão, a Universidade montou um estande para apresentar o conhecimento produzido pela Instituição, a partir do conceito geral “Descobrir o novo é a nossa natureza”.

Foi também durante a feira, que a Instituição lançou a nova Escola de Ciências Agrárias, Inovação e Negócios (Esan), apresentando à comunidade o novo modelo político-administrativo da Universidade, com estrutura mais moderna, integrada e conectada internamente e também à realidade do mercado.

Abril

- Sarau da Saúde


Em abril, nossos cursos se reuniram para promover o Sarau da Saúde, um evento para enfatizar a importância de as pessoas cuidarem da saúde, seja ela física, mental, social ou espiritual. A ação, promovida pelas Ligas Acadêmicas, contou com diversas atividades com o intuito de integrar a singularidade de cada curso e indivíduo. Também teve música ao vivo e troca de livros por alimentos não perecíveis e itens de higiene pessoal, que foram doados. 

Maio

- Barrinha On By Beats


No mês de maio nossas pesquisas alcançaram visibilidade nacional. É que foi nesse período que a Ambev apresentou seu novo lançamento: a On By Beats, uma barra de cereal capaz de reduzir em até 20% a absorção do álcool no organismo. Produzida no Canadá, a barrinha foi enviada ao Brasil para que pesquisadores da UPF realizassem ensaios, no Laboratório interdisciplinar de produção e análise biológica de compostos (Laprobic). A coordenadora do estudo foi a professora Dra. Charise Dallazem Bertol, que contou com a ajuda de acadêmicos dos cursos de Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano (PPGEH).

- Eleição UPF

Ainda no mês de maio, foi realizada a eleição para a gestão que estará à frente da Universidade até 2026. A chapa reeleita é composta pela reitora, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, pelo pró-reitor Acadêmico professor Dr. Edison Alencar Casagranda e pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professor Dr. Antônio Thomé. A nova chapa foi eleita com 88% de aprovação e está ancorada em um projeto de educação e de universidade que abre espaço à criatividade, à inovação, à diversidade e aos novos desafios contemporâneos.

Junho

- Inauguração Arena UPF Parque


No mês de junho, a UPF apresentou à comunidade a Arena Professor Dr. Cristiano Roberto Cervi, nascida da necessidade de ampliar e modernizar os espaços físicos do UPF Parque, para atender as demandas das empresas, da comunidade e dos acadêmicos. A nova Arena é um espaço de fomento para novas ideias, localizada no módulo III do UPF Parque, e desde sua inauguração tem sido um ambiente para aproximar o ecossistema de inovação e tecnologia  da comunidade.

- Sorriso Voluntário


Junho também marcou o retorno do projeto Sorriso Voluntário, uma ação que reúne acadêmicos voluntários dos cursos de Medicina e Enfermagem e também estudantes do Ensino Médio Integrado UPF que, vestidos de palhaço, levam alegria e informação a pacientes e profissionais do Hospital São Vicente de Paulo. Esta foi a retomada do projeto que ficou parado por dois anos, devido à pandemia de Covid-19. 

- Vestibular de Inverno


Junho também é um mês de muita expectativa na UPF. É quando, tradicionalmente, se realiza o Vestibular de Inverno, que neste ano reuniu milhares de estudantes em busca do sonho de realizar uma graduação na Instituição. 

- Formatura mestrados e doutorados


Enquanto alguns estudantes estavam ansiosos por ingressar na UPF, 90 outros estudantes estavam comemorando a conclusão dos seus cursos de mestrado e doutorado. Em uma cerimônia realizada com a presença de amigos e familiares, a Instituição realizou a diplomação dos novos mestres e doutores, formados nos 15 programas de pós-graduação oferecidos pela UPF. 

Julho

- Melhores da América Latina e do Caribe


Em junho a UPF se reafirmou entre as melhores. O Times Higher Education, um dos mais completos rankings de avaliação de desempenho de universidades em escala global, listou a Universidade entre as melhores da América Latina e do Caribe.

- Primeira formatura realizada no novo formato institucional

Para renovar e padronizar as cerimônias de colação de grau, a UPF passou a realizá-las em sessões públicas institucionais gratuitas e organizadas pela Instituição para os ingressantes a partir do primeiro semestre de 2020. Este novo formato, corrobora com a concepção do pertencimento estudantil, da Política dos Estudantes da UPF, fortalecendo o compromisso da Instituição com este momento importante na trajetória acadêmica dos estudantes. Foi a turma do curso de Design Gráfico que inaugurou o novo formato no mês de julho. 

- Posse da Reitoria e apresentação do novo modelo administrativo

Julho encerrou com um dos principais momentos para a Instituição de todo o ano de 2022. Junto à posse da Reitoria e das direções de unidades acadêmicas para o quadriênio 2022-2026, entrou em vigor o novo modelo administrativo da Instituição. Com transformações na gestão, metodologias de ensino e currículos, o novo modelo visa maior integração entre os cursos de graduação e também com a comunidade e os diversos setores da região, sempre com foco na excelência acadêmica.

Agosto

- Instalação das novas Escolas e Institutos

Em agosto, teve início o processo de instalação das novas Escolas e Institutos, seguindo o novo modelo político-administrativo institucional. Ao longo do mês, a Reitoria participou das reuniões de congregação de professores, entregando a portaria de inauguração das Escolas e Institutos e também empossando os novos coordenadores de curso. 

- Expointer 

Também em agosto, a UPF esteve presente na Expointer, apresentando serviços e compartilhando conhecimentos, por meio de várias palestras e momentos de formação promovidos pelos professores e estudantes da Instituição. 

Setembro

- Competição de Foguetes

No mês de setembro, tivemos muitas atividades desenvolvidas pelos cursos, entre elas a sexta edição da Competição de Foguetes. Ao todo, mais de 200 estudantes de escolas públicas de Passo Fundo e região participaram da atividade que visa incentivar a pesquisa, a investigação e a elaboração de um protótipo de foguete usando ferramentas e materiais simples e de fácil acesso. Em sua maior edição desde que foi criada, a Competição reuniu 17 escolas que, desde junho, se prepararam para a grande final. 

- Startup Day

Outro evento importante que ocorreu em setembro foi o Startup Day, iniciativa com foco no desenvolvimento de novos empreendimentos que possam ser pré-incubados na Incubadora do UPF Parque Científico e Tecnológico. Na edição deste ano, centenas de competidores, divididos em sete equipes, encararam o desafio proposto pela SLC Máquinas John Deere, empresa realizadora do Startup Day UPF, que, nesta edição, teve como tema “Soluções para o agronegócio”. A atividade era livre e consistiu na criação da melhor solução para o agro, de forma a conectar a SLC Máquinas John Deere, a tecnologia e os clientes.

Outubro

- Semana do Idoso Creati

O mês de outubro foi movimentado por aqui. Logo no início, a Instituição promoveu a Semana do Idoso do Creati, uma semana especial voltada para reforçar os cuidados com o envelhecimento saudável. A programação da III Semana do Idoso contou com diversas oficinas realizadas em parceria com os cursos de Fisioterapia, Psicologia, Estética e Cosmética, Farmácia, além das Ligas Acadêmicas da Fisioterapia e Medicina e instrutores do Creati. 

- Abertura do Programa Protagonistas

Também em outubro, a UPF deu início ao Programa Protagonistas, uma parceria entre o UPF Parque Científico e Tecnológico e o Encontro de Lideranças do Agronegócio (ELA RS), com o propósito de fortalecer um trabalho com lideranças femininas, focado na realidade da mulher no campo. Mais de 70 mulheres integram o Programa, que desde então vem realizando encontros mensais para debater diferentes temas ligados ao empreendedorismo feminino no agronegócio.

- Interação Day UPF

Este também é o mês mais aguardado por estudantes de Passo Fundo e região. É porque é em outubro que a Universidade realiza tradicionalmente o Interação Day. Em 2022, mais de 5 mil estudantes do Ensino Médio estiveram no Campus I para conhecer mais sobre os cursos e a infraestrutura oferecida pela UPF. Recebidos com uma verdadeira festa, os estudantes passaram dois dias desbravando tudo o que a Instituição oferece.

- Melhores do mundo 2023

Pelo segundo ano consecutivo, a UPF foi citada como uma das melhores universidades do mundo pelo ranking Times Higher Education. No ranking de 2023, estão 73 universidades brasileiras. Dessas, apenas oito instituições gaúchas estão listadas, entre elas a UPF.  

Novembro

- Acampamento da Criança com Diabetes

Em novembro, outro evento tradicional voltou a ocorrer no Campus I: o Acampamento da Criança com Diabetes. Organizado em parceria com o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e o Distrito Lions LD-7, a atividade faz parte do Projeto de Permanente Cuidado a Crianças com Diabetes, vinculado à extensão da UPF. Durante o ano todo, pais, crianças, médicos, professores e estudantes da Instituição, promovem encontros para abordar o tema e conversar sobre as dificuldades enfrentadas e as maneiras de conviver com a doença. Em 2022, 46 crianças participaram do evento, além de pais, 49 voluntários e 20 extensionistas.

Dezembro

- Momento UPF

Para concluir o ano, professores, funcionários e estagiários da UPF reuniram- se no tradicional Momento UPF. O evento foi marcado por muita alegria e entusiasmo, e é sempre um importante encontro para agradecer e celebrar o ano que passou e prospectar o que vem por aí.