UPF na COP30: professora Patrícia Noschang participa de painéis e conferências sobre o clima
14/11/2025
14:19
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo Pessoal
A professora Dra. Patricia Grazziotin Noschang, do curso de Direito da UPF, está representando a Universidade de Passo Fundo (UPF) na COP30, em Belém, participando de atividades de destaque e negociações relacionadas às mudanças climáticas e à mobilidade humana.
Como integrante da Rede Sul-Americana de Migrações Ambientais (RESAMA), a professora atua no pavilhão governamental da Zona Azul, onde ocorrem as negociações oficiais de alto nível entre os Estados.
Já na Zona Verde, Patrícia é uma das organizadoras do painel de encerramento do III Curso de Extensão sobre Mudanças Climáticas, Desastres e Mobilidade Humana – Rumo à COP30, promovido pelo Balcão Migra/Cátedra Sérgio Vieira de Mello, ACNUR/ONU e RESAMA. O curso, transmitido pelo canal do ACNUR no YouTube, reuniu especialistas, professores, refugiados e pessoas afetadas por desastres climáticos.
As discussões resultaram na elaboração de Enunciados Regionais, que compõem insumos para o Balanço Ético Global (BEG) da presidência brasileira da COP30. O documento será apresentado oficialmente durante o evento.
A professora também participou ativamente da construção da Declaração da Academia para a COP30, que defende a proteção integral de pessoas deslocadas ambientais, refugiadas e migrantes afetadas por crises climáticas. O texto já reúne 404 assinaturas, foi traduzido para o espanhol e inglês e será entregue formalmente na conferência.
Segundo Patrícia, as ações reforçam a presença da UPF no debate internacional sobre mudanças climáticas e seus impactos diretos e indiretos na mobilidade humana.
Notícias relacionadas
