Ensino

Júri Simulado movimenta acadêmicos em Lagoa Vermelha

04/11/2022

14:55

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Os acadêmicos do IV Nível e do VIII Nível do curso de Direito da Escola de Ciência Jurídica da UPF Lagoa Vermelha, realizaram um Júri Simulado na noite desta quinta-feira, 03 de novembro. A atividade contou com a participação ativa dos estudantes que representaram todos os atores envolvidos no processo: juíza, escrivão, acusação, defesa, oficiais de justiça, policiais e testemunhas.

Os estudantes do VIII Nível estudaram um processo selecionado para este fim e reproduziram, simulando o Plenário do Tribunal do Júri, o julgamento de um caso verídico. Os acadêmicos do IV Nível atuaram como jurados e como réu. A iniciativa foi liderada pela professora Talissa Truccolo Reato e pelo o professor José Paulo Schneider, além de contar com a presença do professor Luiz Fernando Kramer Pereira Neto, precursor da atividade que completa 20 anos de edição em Lagoa Vermelha.

Além dos acadêmicos das turmas envolvidas, estiveram presentes estudantes de outros níveis do curso para prestigiar e aprender com a atividade.

Segundo a professora Talissa, a ideia da simulação, como uma metodologia de ensino, é que os graduandos que participam desta experiência possam ampliar o desenvolvimento do poder argumentativo e persuasivo, especialmente nos debates, envolvendo questões fáticas e jurídicas. Além disso, de acordo com a docente, os acadêmicos puderam desenvolver habilidades importantes na construção do conhecimento, ampliando por meio da dinâmica a perspectiva crítica, uma vez que é importante a condução de perspectivas distintas. “Foi um momento que cumpriu sua finalidade didática, isto é, o intuito de praticar esta fase do procedimento processual penal que é estudado em sala de aula, fixando o conteúdo e trazendo novas movimentações foi atingido”, comenta.

A professora destaca, ainda, que a atividade também visa auxiliar na superação de limites pessoais, no controle das emoções e na aplicação dos valores de justiça, com respeito e coleguismo.