Ensino

“Novos tempos exigem novos posicionamentos”

01/08/2022

13:53

Por: Caroline Simor / Assessoria de Imprensa UPF

Fotos: Caroline Simor

Escola de Ciências Jurídicas realizou a primeira reunião de congregação com a nova configuração administrativa

A semana de volta às aulas também é a semana em que professores, coordenadores e diretores dão início aos trabalhos na nova configuração administrativa da Universidade de Passo Fundo (UPF). Neste contexto, a Escola de Ciências Jurídicas (ECJ) reuniu, na manhã desta segunda-feira, 1 de agosto, a congregação de professores para a primeira reunião do semestre. A reitoria esteve presente na primeira parte do encontro, entregando a portaria que inaugura a Escola e também empossando a coordenadora do curso de Direito.

Com mais de 65 anos de atuação, a Escola é pioneira no ensino de direito no Estado. Referência na extensão e na pesquisa, a Unidade conta com diversos projetos que permitem a imersão do acadêmico na prática jurídica. Em sua fala, a reitora, Dra. Bernadete Maria Dalmolin, destacou que a Universidade vive um momento significativo de mudanças e que esses movimentos, feitos a partir de um trabalho coletivo, farão com que a Instituição seja ainda mais reconhecida. Ela aproveitou a oportunidade para agradecer o empenho de todos os docentes, bem como do ex-diretor, que agora deixa o cargo. “Uma instituição só pode ser feita a muitas mãos, e essa soma faz com que sejamos referência em tantas áreas, agora com um novo modelo de gestão que nos fará ainda mais fortes e preparados. Vivemos tempos de profundas transformações da sociedade e a UPF busca novas perspectivas, visando avançar na produção do conhecimento e no objetivo de ser a força motriz para Passo Fundo e região”, destacou.

Estiveram presentes o Pró-reitor Acadêmico, Dr. Edison Alencar Casagranda, e Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Dr. Antônio Thomé. Eles ressaltaram a importância da união neste momento de transformações e apresentaram as principais mudanças em cada pasta.

O diretor eleito, professor Dr. Rogerio da Silva, enalteceu o comprometimento e engajamento do corpo docente da Escola e destacou que, embora os desafios sejam grandes, a qualidade do ensino oferecida, o envolvimento com a comunidade e o papel dos cursos na sociedade, farão com que os resultados sejam ainda melhores. “É um trabalho que vai ser desafiador, mas também gratificante desde o início. Vamos atuar junto aos professores, estudantes e funcionários, trabalhando para evoluir e tornar a Escola de Ciências Jurídicas ainda mais forte”, observou.

Empossada pela reitora, a professora Me. Regina Helena Marchiori Canalli foi reconduzida ao cargo de coordenadora do curso de Direito.

Homenagem ao ex-diretor

O evento contou com a presença de todos os professores que atuam na Escola de Ciências Jurídicas, bem como de alguns ex-diretores, como o professor Me. José Carlos Carles de Souza e Luiz Juarez Nogueira de Azevedo. 

Na presença de todos, a reitoria, juntamente com a nova direção, prestou homenagem ao ex-direitor, Me. Edmar Vianei Marques Daudt. Completando 28 anos de serviços prestados junto à UPF, o professor entregou o cargo e despediu-se das atividades acadêmicas. 

Em sua fala, agradeceu pela oportunidade e pelas parcerias de cada professor, estudante e funcionário ao longo dos anos, bem como do apoio da família a amigos durante a trajetória. “Minha relação com a Universidade de Passo Fundo remonta minha infância, quando meus pais aqui estiveram e fizeram parte do início da então Faculdade de Direito e do Instituto de Belas Artes. Talvez por isso esse carinho e comprometimento tão grandes. Me sinto grato e realizado ao ter passado por aqui, ter feito tudo que estava ao meu alcance para que o Direito da UPF continuasse sendo a referência que sempre foi”, destacou ele, ao receber uma placa para marcar a data.