Extensão

Black Friday ou Black Fraude?

23/11/2022

15:24

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Tainá Binelo

Uma das promoções mais aguardadas do ano chega no final da semana. Você sabe como não cair em golpes?

Mundialmente reconhecida, sempre na segunda quinzena de novembro ocorre a tradicional Black Friday. Com objetivo de fomentar o comercio a partir de diversas promoções com descontos tidos como “incríveis”, a movimentação do comércio promete oferecer produtos com preços que podem fazer total diferença no bolso dos consumidores. Mas como saber se você caiu na Black Friday ou na Black Fraude? Para saber, se liga nas dicas do Balcão do Consumidor da UPF.

  • Pesquisa de Preço

É importante que o consumidor não compre por impulso e que realize uma pesquisa de preços em diversos estabelecimentos, afim de obter o maior benefício referente ao preço do produto

  • Nota Fiscal

Exija sempre o documento após realização da compra, com ele você garante seus direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor. Se algum problema referente à compra realizada ocorrer, tenha a nota em mãos.

  • Parcelamento

O consumidor deve ficar atento e sempre optar em realizar o pagamento a vista, pois o desconto é maior. Aquele consumidor que optar por pagar em prestações, deve ficar atento à quantidade de juros que está sendo cobrado (quanto mais prestações, maiores os juros).

  • Garantia Estendida

A garantia estendida é um seguro facultativo ao consumidor, ou seja, quando imposta pelo fornecedor sem aceite do consumidor caracteriza como venda casada, o que não pode acontecer.

  • Produto de Mostruário

Certifique-se o produto está lacrado e nunca foi utilizado. 

  • Oferta e Publicidade

A oferta ou publicidade feita pelo fornecedor e recebida pelo consumidor obriga que o fornecedor cumpra o que divulga. Caso isso não se respeitado, o consumidor pode exigir o comprimento da oferta.

  • Dois preços em um mesmo produto

Importante mencionar que os estabelecimentos devem identificar os produtos e seus respectivos valores, em decorrência do princípio da informação e transparência. No caso de o consumidor se deparar com um produto onde constam dois preços, deverá prevalecer o de menor valor.

  • Compras pela Internet

Aquele consumidor que optar por realizar as comprar pela internet deve ficar atendo a credibilidade do site e, sempre escolher por sites tradicionais e confiáveis. Para comprar pela internet o Código de Defesa do Consumidor garante o prazo de 7 dias de arrependimento, onde o consumidor pode desistir da compra, sem necessitar de um motivo justificado. Os custos de envio do produto deverão ser arcados pelo fornecedor.

  • Golpes Virtuais

Em época de grande circulação de ofertas, há um aumento considerável de golpes virtuais. O consumidor deve desconfiar de ofertas impossíveis, bem como evitar comprar através de links recebidos via WhatsApp, e-mail ou mensagem.
Aquele consumidor que se sentir lesado de alguma forma, pode procurar o Balcão do Consumidor para registro da reclamação.

Mais de 5 mil atendimentos no Balcão em 2022
Localizado no Centro de Extensão e Práticas Jurídicas, Campus I da UPF, o Balcão do Consumidor já realizou mais de 114 mil atendimentos em 16 anos de atividades. Somente em 2022, foram mais de 5 mil pessoas atendidas.

De acordo com o professor Me. Franco Scortegagna, coordenador do projeto, neste período há um aumento considerado no numero de compras realizadas pelos consumidores, tendo em vista os atrativos descontos fornecidos no comercio. “O consumidor informado de seus direitos faz escolha conscientes”, salienta.

Contatos do Balcão
Telefone: (54) 3316-8518
E-mail: balcãodoconsumidor@upf.br