Universidade

UPF realiza adequação dos espaços para retorno às atividades acadêmicas

18/06/2020

14:01

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Silvia Brugnera

Medidas visam garantir a segurança dos estudantes durante o retorno gradual que iniciou nesta semana

A Universidade de Passo Fundo (UPF) vem promovendo o retorno gradual das atividades acadêmicas presenciais para a conclusão do semestre letivo. Neste momento, apenas estágios e disciplinas com créditos práticos que não puderam ser adaptadas ao estudo remoto foram retomados de forma presencial, em alguns dos cursos de graduação. Mesmo assim, a Instituição precisou adequar seus espaços para receber os estudantes e professores com segurança. Por meio do Centro de Operação e Emergência em Saúde para a Educação (COE-E), a Universidade elaborou protocolos de prevenção e contenção de riscos relacionados à Covid-19, para garantir que a retomada gradual e controlada das atividades se dê de forma segura.  

De acordo com a reitora da UPF, Dra. Bernadete Maria Dalmolin, desde o início da suspensão das atividades presenciais, devido à pandemia da Covid-19, a Instituição tem se pautado pela segurança e valorização da vida. Por isso, desde março, as atividades passaram a ser desenvolvidas de forma remota, como forma de proteger toda a comunidade e contribuir para a redução da disseminação do coronavírus em nosso meio. “Nesse momento, reforçamos o compromisso com a saúde e o bem-estar da comunidade, reiterando também o compromisso com a excelência acadêmica em todas as suas dimensões. Com base nas recomendações dos órgãos oficiais de saúde e do poder público, a Instituição definiu os seus procedimentos para a finalização do semestre letivo, de modo a evitar aglomerações e minimizar a necessidade de deslocamento. Aprendemos, com a história da UPF - que acabou de completar 52 anos -, a sermos firmes na construção de uma sociedade mais solidária. Nesse momento singular em que vivemos, toda nossa comunidade tem se empenhado em colaborar nessa trajetória. Seguimos convictos de que a colaboração mútua é a orientação ideal para superarmos os desafios”, reitera.

Retorno seguro 
Entre as adequações estruturais realizadas, estão a instalação de dispensers de álcool gel em todo o entorno de onde vão ocorrer as aulas, o reforço na desinfecção de ambientes, a demarcação de piso com distanciamento de 1,5 metro nas áreas comuns e a restrição do número de pessoas por ambiente. Também foram adquiridos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para garantir a segurança dos estudantes, conforme a natureza das atividades a serem desenvolvidas em cada curso. 

Dentro das unidades acadêmicas, foram, ainda, definidos fluxos de entrada, saída e permanência dos prédios, para evitar o contra fluxo e a possibilidade do não cumprimento do distanciamento seguro. As salas de aula também foram readequadas de modo que os estudantes possam se acomodar nas carteiras, respeitando esse distanciamento.

Outra medida adotada neste retorno gradual é a aferição de temperatura de todas as pessoas que acessam o Campus da Instituição. Além disso, o uso de máscara facial é obrigatório em todos os ambientes, seguindo as orientações dos órgãos de saúde. 

Todas as orientações à comunidade acadêmica para controle e prevenção da Covid-19 estão disponíveis em uma cartilha. O documento regra, entre outros temas, cuidados de higiene, distanciamentos necessários, usos de espaços da instituição, assim como fatores individuais e coletivos e informações sobre a doença. Para acessar a cartilha, clique aqui 

Todas as orientações à comunidade acadêmica também podem ser consultadas no site www.upf.br/coronavirus