Universidade

Reitoria realiza o quarto encontro on-line com os professores

19/06/2020

08:50

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Retorno gradual às atividades presenciais e reforma acadêmico-administrativa pautaram a conversa


A Universidade de Passo Fundo (UPF) considera fundamental manter-se próxima e articulada à comunidade educativa, para, coletivamente, buscar soluções aos desafios impostos pela pandemia de Covid-19. Dentre as ações que estão sendo desenvolvidas nesta perspectiva, realizou-se, na quinta-feira, 18 de junho, o quarto encontro "Conversa com a Reitoria", direcionado ao corpo docente da Universidade.  A iniciativa proporciona um ambiente de diálogo, on-line e sistemático, para debater temas institucionais emergentes. Na oportunidade, foram apresentadas as diretrizes que estão norteando a reforma acadêmica-administrativa e o processo de retorno gradual às atividades presenciais, essenciais à conclusão do semestre letivo 2020/1.

Em relação à reforma acadêmico-administrativa, o professor Dr. Leonardo Barcellos apresentou o estudo que está sendo desenvolvido pela Comissão Especial instituída pela Reitoria, em atenção a esta temática. “O objetivo da reforma é avançar na excelência acadêmica e equilibrar o aspecto econômico-financeiro, adequando o tamanho da instituição à realidade atual; otimizar as estruturas, os procedimentos e os movimentos acadêmicos e de produção de conhecimento, alinhando-os ao contexto atual e melhorando a interação com a comunidade e a atividade econômica e reorganizar e otimizar a governança dos diferentes espaços de gestão, preparando a universidade para acompanhar e reagir às mudanças do contexto”, aponta.  O processo seguirá em discussão em diferentes espaços e instâncias institucionais.

Já em relação ao retorno gradual às atividades acadêmicas presenciais necessárias à conclusão do semestre, de acordo com o plano de recuperação elaborado pelos cursos envolvidos, a professora Ma. Daniela de David Araujo detalhou os esforços empenhados, por diferentes setores da Universidade, a fim de proporcionar um ambiente seguro a toda a comunidade acadêmica. “Adequamos os nossos espaços para esse momento. Para regrar diferentes situações neste período, foi elaborada uma cartilha com orientações que devem ser seguidas por todos, a fim de garantir a maior segurança possível nas atividades. O documento aborda, entre outros temas, cuidados de higiene, distanciamentos necessários, usos de espaços da instituição, entre outros fatores individuais e coletivos, bem como informações sobre a doença. Disponibilizamos o site www.upf.br\coronavirus, que concentra as medidas e orientações necessárias para que todos se sintam apoiados neste momento”, frisa.

Por fim, a reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, referendou a importância do trabalho de todos, diante dessa nova etapa, que requer cuidado e atenção aos protocolos. “Com o esforço coletivo de professores, estudantes e funcionários, acreditamos que será possível superar esse desafio e que, em breve, colheremos o fruto de uma comunidade acadêmica fortalecida”, completou.

Além da professora Bernadete, também participaram da reunião o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Dr. Antônio Thomé; o vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, professor Dr. Rogerio da Silva; e o vice-reitor Administrativo, professor Dr. Cristiano Cervi. O presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), professor Me. Luiz Fernando Pereira Neto, também acompanhou o encontro.