Geral

Coordenador da Rede de Inovação Conecta UPF será o novo secretário de Planejamento de Passo Fundo

11/12/2020

16:30

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo pessoal

Giezi Schneider assume a Secretaria de Planejamento em janeiro

A estrutura administrativa e secretarial da próxima gestão da Prefeitura de Passo Fundo segue sendo formada. E dentre os nomes que foram escolhidos e anunciados está o do coordenador executivo da Rede de Inovação Conecta UPF, Giezi Schneider, que será o novo secretário de Planejamento.

Com mestrado em Administração pela UPF, Giezi atua há 24 anos na Instituição, e atualmente coordena a Rede de Inovação Conecta UPF, onde gere setores como o Parque Científico e Tecnológico (UPF Parque), a Incubadora de Empresas, a Agência de Inovação e a Rede Analítica. Ele recebeu o convite para assumir a Secretaria de Planejamento com satisfação. “O convite foi fruto de uma série de diálogos que o prefeito eleito Pedro Almeida me proporcionou nos últimos dias, já que até então eu não tinha uma vinculação política. Eu tenho uma trajetória técnica, especialmente na Universidade”, relata Giezi.

O futuro secretário acredita que a escolha do novo prefeito se deu no sentido de buscar alguém para atuar tecnicamente na pasta e dentro de uma lógica que ele pensa para o seu mandato. “O trabalho do Pedro visa a uma atuação focada em fazer o planejamento e a articulação das ações da Prefeitura, colaborando com as demais secretarias para que haja uma espinha dorsal para o trabalho, tendo em vista que as ações se concretizem. Também para que as ações cotidianas da Prefeitura, como processos e atendimentos internos, estejam adequadamente alinhadas para que possamos ter, cada vez mais, eficiência no serviço oferecido à comunidade”, comenta Giezi.

Desafios a serem enfrentados
Sobre a nova função, Giezi menciona que um dos grandes desafios será o de entender a dinâmica do serviço público. “Nós, que viemos de outros setores, precisamos aprender rapidamente e nos adaptarmos ao jeito do serviço público, mas, ao mesmo tempo, precisamos enfrentar os desafios de não nos acomodarmos com o que já está posto. É preciso, sim, ter um olhar crítico e positivo sobre tudo o que pode ser qualificado e melhorado, tanto em termos de grandes projetos de melhoria da nossa cidade, mas também passando pelas rotinas e pelo orçamento do município, com o qual devemos ter muito cuidado, afinal é fruto da contribuição de todos nós que vivemos aqui”, disse.

Avançar, no sentido de tornar a cidade mais conectada, inteligente, que integra a vida profissional e pessoal das pessoas, fazendo o município ser um lugar amistoso e saudável para que a população viva integralmente é outro objetivo de Giezi na pasta. “Ter esse olhar amplo, sistêmico e integrador é um papel importante para uma Secretaria de Planejamento. Este é o meu propósito: colaborar com a construção desse olhar e com a compreensão sistêmica da cidade, identificando os pontos de intervenção em que que precisamos aplicar recursos e inteligência, promover inovação e tecnologia, além de criar ou buscar as condições e recursos capazes de viabilizar a transformação de Passo Fundo”, destaca.

Segundo Giezi, estas são as marcas que espera que estejam presentes nos trabalhos que pretende desenvolver na Secretaria de Planejamento, em conjunto com os servidores que já atuam na pasta. “O prefeito me desafiou a colaborar nesse processo de integração entre as diferentes secretarias, e eu estou tomando isso como prioridade na minha ação cotidiana, nesta nova função”, enfatiza.

Experiência adquirida na UPF
Resiliente e otimista, o futuro secretário pensa em dar continuidade a um trabalho que pode colocar o município em um patamar ainda melhor para a população viver. “Da minha parte, a comunidade passo-fundense pode contar com a capacidade de trabalho, com a minha energia e com a formação que a UPF me proporcionou, tanto em nível de graduação e pós-graduação. Na Instituição, tive a oportunidade de viver na prática o processo de planejamento, de criação e de estruturação de áreas, como, por exemplo, a Rede de Inovação Conecta UPF. Essas referências eu carrego para experenciar outras transformações que são necessárias, agora na Prefeitura Municipal”, finaliza.