Cultura

Volta ao Mundo com o MAVRS

19/11/2018

16:39

Por: Colaboração: Franciele Moraes I Edição: Assessoria de Imprensa UPF

Fotos: Franciele Moraes/ MARVS

A oficina Leitura, Memória e Arte, destinada a crianças e adolescentes com baixa visão, possibilita o acesso a diferentes espaços e manifestações culturais

Uma volta ao mundo feita de dentro do Museu. Isso soa como algo impossível, mas não para o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), ligado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF).  A oficina Leitura, Memória e Arte está sob orientação da professora e coordenadora do curso de Artes Visuais da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC), Me. Mariane Loch Sbeghen, com a colaboração da voluntária e acadêmica de Artes Visuais, bolsista do Programa de Apoio Institucional a Discentes de Extensão e Assuntos Comunitários (Paidex), Vanessa Bisolo.

O objetivo da oficina é trazer para os jovens uma visão do que acontece fora do cotidiano, ampliando horizontes e possibilitando, assim, uma troca de conhecimentos. “Para os participantes terem uma noção de história e cultura, desde a parte musical e artística, até a arquitetônica”, aponta.

Conforme a acadêmica, nos encontros que ocorrem nas quartas-feiras à tarde, no setor educativo do MAVRS, se busca relacionar a cultura brasileira com a dos países estudados. “Como exemplo, a questão histórica; o significado da bandeira, das cores, do brasão; costumes e a forma como se deu a colonização dessas nações”, explica. 

Vanessa também comenta que o projeto traz uma amplitude a respeito do que os componentes do grupo podem se tornar, saindo do seu mundo fechado e daquilo que eles vivem todos os dias, mostrando que existem outras possibilidades. “Os trabalhos feitos pelos participantes farão parte de uma exposição, na Associação Passofundense de Cegos (Apace)”, complementa.

Para o estudante Everton Lima, a oficina possibilita novos conhecimentos por meio de diferentes abordagens. “Acho importante para desafiar o nosso lado artístico. Ela traz coisas diferentes, que a gente não faz no dia a dia”, avalia.

Botando a mão na massa
Como metodologia, são apresentados artistas, pontos turísticos e monumentos históricos de um determinado país, e, depois, é escolhido um desses aspectos – geralmente um monumento – para ser desenvolvido. Os participantes também são convidados a fazerem outros tipos de representações culturais, além da parte arquitetônica. Por exemplo, a arte têxtil dos Incas; releituras das obras da artista Tarsila do Amaral; um autorretrato inspirado na artista Frida Kahlo; calendários astecas feitos com argila, entre outros. Essas releituras são sempre construídas buscando a tridimensionalidade, devido à baixa visão dos participantes.

Segundo Vanessa, as edições da Oficina Leitura, Memória e Arte são bem descontraídas, já que o objetivo é uma troca de conhecimentos. Na opinião da integrante da oficina, Kimberly Nunes, a oficina, além de trazer novos aprendizados, também é uma forma de diversão. 

As inscrições para a oficina estão abertas, voltadas para o público de baixa visão. Mais informações podem ser obtidas em contato com o MAVRS, pelo e-mail mavrs@upf.br, pelo telefone (54) 3316-8586 ou no endereço no Museu, na Av. Brasil Oeste, 758, Passo Fundo RS.