Universidade

VII Semana do Conhecimento: novas relações entre Universidade e sociedade

04/08/2020

09:04

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo/UPF

Questões relacionadas à Covid-19 integram as atividades da VII Semana do Conhecimento da UPF, que acontece no mês de outubro

A pandemia da Covid-19 modificou a vida da população mundial como um todo. O que antes era considerado normal, hoje em dia pode ser encarado como uma incógnita para o futuro. Esse contexto inesperado tem sido o centro das discussões entre as pessoas e será amplamente abordado na VII Semana do Conhecimento da Universidade de Passo Fundo (UPF) por meio do tema "Novas relações entre Universidade e sociedade em tempos de pandemia".
 
Segundo uma das coordenadoras do evento, professora Dra. Adriana Bragagnolo, a temática definida vem ao encontro do momento atípico que se é vivenciado enquanto humanidade e, de modo específico, enquanto Universidade. “Essa situação nos provoca a reinventar o nosso cotidiano e redimensionar o nosso olhar ao contexto social, cultural, político, econômico e educacional”, comenta.
 
Ainda conforme a docente, a escolha do tema se justifica pela necessidade de articular o conhecimento produzido pela academia aos desafios impostos. “Objetiva-se, portanto, proporcionar encontros pedagógicos entre estudantes, professores, funcionários e gestores, com debates sobre as novas e diferentes relações que se estabelecem pela sociedade em tempos de pandemia. O evento pretende propiciar momentos variados de socialização do conhecimento produzido por meio de experiências de ensino, pesquisa e extensão”, complementa Adriana.

Inscrições para apresentação de trabalhos na Semana do Conhecimento
Realizada anualmente, a Semana do Conhecimento acontece de 26 a 29 de outubro, de forma on-line. Ela possui como objetivo principal a aproximação de práticas de ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão desenvolvidas na UPF e por outras instituições de ensino superior. O evento está com inscrições abertas para apresentação de trabalhos. As incrições devem ser realizadas neste link até o dia 25 de agosto.

Podem submeter resumo expandido acadêmicos da UPF e de outras instituições de ensino superior. A participação de professores ocorre somente como orientadores ou co-autores, não sendo necessário a inscrição no sistema. Serão aceitos resumos em português, espanhol ou inglês. Para essa modalidade, existem três subeventos. No momento da inscrição, o estudante deve conferir em qual subevento participará: Mostra de Iniciação Científica (MIC), Mostra de Extensão (MEX) ou Mostra de Trabalhos de Pós-Graduação.

Os passos para a inserção dos trabalhos estão disponíveis em www.upf.br/semanadoconhecimento. O processo pode ser feito até o dia 31 de agosto.

Informações
Outros detalhes sobre o evento podem ser obtidos no site da VII Semana do Conhecimento da UPF.