Vestibular

Vestibular UPF: o exercício da comunicação em diversas formas

23/05/2019

07:43

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

Cursos da área da comunicação possibilitam vasta atuação do profissional no mercado de trabalho

A comunicação está presente em diversas atividades do cotidiano. No concorrido mercado de trabalho, ter domínio das competências dessa área do conhecimento fazem o profissional se destacar perante os seus concorrentes. Com mais de meio século de tradição, mas com a constante preocupação em acompanhar as mudanças da sociedade, a Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade de Passo Fundo (FAC/UPF) dispõe de cursos que propõem uma sólida formação humanista e técnica, embasada nos conteúdos curriculares e em práticas acadêmicas.

Uma dessas formações é o curso de Publicidade e Propaganda, pioneiro no norte do estado e com duas décadas de existência, inserção comunitária e desenvolvimento regional. Segundo a coordenadora, Me. Juliane Borges, a graduação alia teoria e prática desde o primeiro semestre, de forma a abordar criatividade, linguagem e marketing estratégico de maneira multidisciplinar, inserindo os estudantes nas novas mídias, uma exigência do mercado. “Publicidade e Propaganda é um curso para quem é criativo ou para quem ainda quer descobrir sua criatividade. Ele é destinado também para os práticos ou mais metódicos, mas, principalmente, para aqueles que querem ser protagonistas em mudar uma realidade porque acreditam no poder da mensagem e sua influência na sociedade”, comenta.

Conforme a professora, depois de formados, os egressos podem trabalhar em agências de publicidade, agências digitais, departamentos de comunicação e marketing de empresas, produtoras audiovisuais, estúdios fotográficos e veículos de comunicação, nas áreas de planejamento, redação, criação audiovisual, fotografia, mídia, social mídia e produção de conteúdo, além de se tornarem empreendedores do próprio negócio. “Ser publicitário é ter consciência de que seu papel é fundamental para ajudar as empresas, instituições e organizações a levar mensagens sobre suas marcas, produtos ou ideias ao maior número de pessoas de maneira clara e criativa, com comprometimento e ética”, relata Juliane, mencionando ainda que empresas de Passo Fundo e região buscam alunos do curso da UPF em todos os níveis e em todas as áreas por ele contempladas.

A egressa Francine Bagatini atua no mercado da publicidade em home office, como consultora de marketing digital e como freelancer. A graduação ressignificou a forma dela se enxergar como pessoa. “Entrei na faculdade com 17 anos e as experiências profissionais vivenciadas durante o curso formaram a pessoa que me tornei. A Publicidade e Propaganda me ensinou a enxergar o mundo com mais leveza e criatividade, me incentivando a imprimir, com estratégia, a minha personalidade em cada nova atividade e desafio profissional. Nesse curso, encontrei liberdade para criar, construir, divulgar e formar ideias sob diversas perspectivas. Ele foi o alicerce para eu me tornar a profissional que sou. A partir dos conhecimentos adquiridos, pude me desenvolver e me diferenciar no mercado de trabalho e na minha profissão”, constata.

Empresas procuram estratégias para melhorar a comunicação visual

O Curso Superior de Tecnologia (CST) em Design Gráfico é outra opção de graduação oferecida pela FAC. Por ter uma duração menor (cinco semestres), o curso oportuniza ao acadêmico um rápido ingresso no mercado de trabalho. De acordo com a coordenadora, Me. Margarete Teresinha Barriquel de Césaro, a profissão tem crescido nos últimos anos. “A principal função de um designer gráfico é a de interpretar e resolver graficamente um aglomerado de ideias, já que o profissional apresenta a capacidade de criar a identidade visual de jornais, revistas, outdoors, anúncios, entre outros meios de comunicação, bem como de desenvolver logotipos para todos os tipos de empresas. Um bom designer gráfico jamais ficará fora do mercado, uma vez que existe um campo de atuação muito amplo, tais como cinema, agências de publicidade, editoras, trabalho envolvendo animações, webdesign e empreendedorismo”, conta.

Margarete enfatiza que o profissional está, cada vez mais, sendo requisitado por organizações de todos os portes e estilos, o que faz abrir mais espaço para que ele possa mostrar todo o seu potencial, tornando a profissão mais decisiva para o sucesso ou o fracasso de um produto, e, consequentemente, de uma empresa no mercado, que se revela cada vez mais competitivo. “A importância do profissional de design gráfico não se restringe apenas à qualidade visual de um produto. Atualmente, grande parte das empresas investe em estratégias para melhorar sua comunicação visual e, assim, se sobressair frente à concorrência, seja no meio físico ou no meio digital, para gerar um impacto positivo no público-alvo, melhorar os resultados e ganhar destaque”, disse.

A docente salienta que o trabalho do designer gráfico se faz presente no dia a dia das pessoas. “Quando usamos o transporte público, navegamos na internet, usamos aplicativos de celular ou até mesmo quando vamos ao supermercado, certamente estamos nos utilizando do trabalho de um profissional dessa área. Toda a organização de fluxos, categorização de seções e conteúdos visuais passaram, em algum momento, por um processo de design gráfico. Seja nas placas de trânsito, na cor dos corredores de ônibus e dos ônibus em si, ou na escolha da disposição de produtos nas prateleiras dos supermercados, todos são sistemas de representação visual que ajudam a organizar a nossa vida e nossa atividade comunicativa”, pontua.

O Jornalismo como fonte de informação qualificada e de credibilidade

O curso de Jornalismo da FAC também se destaca quando o assunto é mercado de trabalho. A sua coordenadora, Me. Maria Joana Chaise, menciona que, na região, os egressos do curso estão sendo bem absorvidos. “Um levantamento feito esse semestre pela coordenação demonstra que, dos egressos nos últimos dois anos, 78% estão trabalhando na área, em veículos de mídia, como rádio, TV, jornais e revistas, em assessorias de imprensa ou com produção de conteúdo digital”, ressalta.

Na opinião dela, é de extrema importância a população poder contar com jornalistas formados em universidades. “O jornalismo profissional representa uma fonte de informação qualificada e de credibilidade. Numa era em que informações inverídicas são disseminadas cotidianamente, consumir informação que parte de um jornalista profissional é garantir que a informação foi checada antes de ser disseminada, e foi produzida como um bem público, importante para a sociedade do conhecimento e que tem o interesse público como premissa. O papel do jornalista, na sociedade atual, é ir além da produção de informações, mas também traduzir informações e interpretá-las, atribuindo-lhes sentido e precisão como se requer de um bem intelectual tão fundamental numa sociedade democrática”, argumenta Maria Joana, acrescentando quais são os diferenciais da graduação na Faculdade de Artes e Comunicação. “A atualidade do currículo, que integra teoria e prática e qualifica o olhar dos futuros professores, aliada a diversos laboratórios, onde é possível experimentar o cotidiano da profissão”, finaliza.

Vestibular de Inverno

A UPF abre a possiblidade de outras pessoas ingressarem nos cursos de Comunicação, por meio do seu Vestibular de Inverno. Porta de entrada da Universidade, o processo seletivo inscreve para ingresso em Jornalismo, Design Gráfico e Puplicidade e Propaganda, além de outros cursos de graduação. Nesta edição, são 23 cursos disponíveis, nas seguintes áreas do conhecimento: licenciatura, saúde, comunicação, ciências sociais e aplicadas, engenharia, arquitetura e exatas. As inscrições devem ser feitas via internet, pelo site vestibular.upf.br, até 4 de junho. A prova será no dia 8 de junho.