Vestibular

Vestibular de Verão 2023: divulgação dos aprovados será na segunda (28)

26/11/2022

19:37

Por: Assessoria de Imprensa

Milhares de vestibulandos estiveram presentes no Campus I, no sábado (26)

A Universidade de Passo Fundo (UPF) realizou, neste sábado, 26 de novembro, o Vestibular de Verão 2023. Candidatos de 308 cidades, de 18 estados brasileiros, estiveram no Campus I, onde fizeram a prova com o intuito de conquistar uma vaga nos mais de 50 cursos de graduação ofertados. No total, cerca de 2,5 mil vestibulandos participaram do processo presencial. O gabarito da prova pode ser acessado em www.upf.br/ingresso. Os aprovados serão conhecidos na segunda (28), às 11h, pelo mesmo endereço.

A matrícula da primeira chamada pode ser feita a partir desta segunda-feira, dia 28 de novembro, com início às 12h, até o dia 29 de novembro, às 18h. Ela será realizada de forma on-line. Os aprovados serão contatados pela Universidade e informados sobre os procedimentos pertinentes. O contato será feito por meio do e-mail cadastrado pelo candidato no ato da inscrição.

Prova, redação e gabarito
Os candidatos ao curso de Medicina realizaram prova com questões de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Física, Biologia, Química, além da prova de Redação. O gabarito da prova objetiva já está disponível. Os vestibulandos dos demais cursos realizaram apenas a prova de Redação, que teve duas temáticas para os futuros estudantes escolherem. Confira aqui os temas.

De geração para geração
Vindo da cidade de Cáceres, localizada no noroeste do estado de Mato Grosso, Daniel Alves Gomes não vê a hora de ser bixo do curso de Medicina da UPF. “Sempre ouvi que a UPF é uma Instituição que abre muitas portas e que é repleta de possibilidades acadêmicas”, disse.

Durante seus 18 anos, ele acompanhou a trajetória dos pais médicos e sente orgulho em seguir os passos deles. “Sempre tive muito carinho pela Medicina, algo que aprendi em casa ainda. Sinto que foi muito mais que uma influência, mas sim um aprendizado que me foi dado e me acompanhará durante toda a vida”, finaliza.

Entre os mais de 50 cursos presenciais disponíveis para ingresso neste processo seletivo, está o de Agronomia, opção escolhida por Pedro Camozzato, estudante vindo de Sananduva. Assim como Daniel, ele teve grandes inspirações em casa e, por isso, deseja seguir o mesmo caminho. “Minha família trabalha com agro e, pelos ótimos exemplos que tive, quero continuar nessa profissão”, conta o jovem.

Há 28 anos, o pai de Pedro realizava a sua graduação na UPF. Agora chegou a hora de a tradição continuar. “A UPF é uma referência no ensino do curso e também onde meu pai estudou. Aqui encontro uma Instituição de renome e que é buscada por muitos jovens todos os dias. É a minha primeira opção”, relata Camozzato. 

Formação para ajudar a comunidade
Para a reitora da UPF, Dra. Bernadete Maria Dalmolin, a educação, nos diferentes níveis, tem um papel determinante no desenvolvimento social e econômico. Neste sentido, a Universidade, por meio da formação acadêmica e da geração de conhecimento, contribui de forma expressiva para o desenvolvimento da sociedade como um todo. “A presença dos milhares de candidatos inscritos no Vestibular demonstra a importância da Instituição para a cidade e a região. É nosso desejo e estamos trabalhando para isso, a fim de que mais estudantes ingressem na Universidade, de modo a impactar positivamente nas nossas comunidades”, comenta.

De acordo com o pró-reitor Acadêmico, Dr. Edison Alencar Casagranda, a UPF sempre se prepara com muito esmero para o Vestibular. “A preparação acontece tanto do ponto de vista acadêmico, quanto de infraestrutura, sempre com o objetivo de acolher bem as famílias e dar a tranquilidade aos estudantes para que eles possam fazer uma boa prova”, afirma.

Bolsas e benefícios
A UPF possibilita o acesso a uma série de benefícios financeiros para seus acadêmicos. A lista completa está disponível no site www.upf.br/ingresso, em Bolsas e Financiamentos.

Ainda dá tempo de ingressar na UPF
Com exceção do curso de Medicina, quem não fez a prova presencial, tem a possibilidade de concorrer a uma vaga em um dos mais de 50 cursos de graduação por meio de duas formas de ingresso: prova on-line ou utilização da nota de redação do Enem. No total, mais de 5 mil candidatos já se inscreveram para o Vestibular de Verão 2023, que segue aberto até fevereiro do próximo ano. 

Mais detalhes no site upf.br/ingresso.