Vestibular

Vestibular de Verão UPF inscreve para 50 opções de cursos de graduação

06/10/2021

14:10

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Pedro Bregolin e Caroline Lima

Inscrições estão abertas. Entre as formas de seleção estão prova presencial, on-line ou por desempenho no Enem

Reconhecida como uma das melhores universidades do mundo pelo ranking internacional da Times Higher Education, a Universidade de Passo Fundo (UPF) abre as inscrições para o Vestibular de Verão 2022. A diversidade de cursos e modalidades de ingresso estão entre as novidades deste processo seletivo. Os candidatos podem escolher uma das três formas de seleção: prova de redação on-line, prova de redação presencial ou pela nota da redação do Enem de 2010 a 2020. Já o Vestibular de Medicina tem edital próprio e a forma de seleção será por prova presencial no dia 13 de novembro ou pela média do Enem 2019 ou 2020. As inscrições devem ser feitas AQUI.

Com o propósito de apresentar uma experiência universitária transformadora, com o que há de mais inovador no ensino superior, a maior instituição de ensino superior do Norte gaúcho oferece a melhor infraestrutura para o ensino, pesquisa, extensão e inovação. Tudo isso em um campus com 400 hectares, que abrange 450 laboratórios e salas para ensino prático e experimental, convênios para intercâmbio com cerca de 70 instituições internacionais em 18 países, um Parque Tecnológico, uma fazenda escola, um Centro de Simulação Realística e muitas outras oportunidades que farão a diferença na formação dos seus acadêmicos.

A campanha desta edição tem como tema “A tua ação transformadora” e apresenta diversos depoimentos de estudantes da UPF, que compartilham as suas vivências dentro da Universidade. Acesse os vídeos no site do Vestibular.

"A tua ação transformadora" é o tema da campanha de Vestibular
O lançamento da campanha de Vestibular foi realizado na manhã de quarta-feira, 6 de outubro. E o tema desta edição é “A tua ação transformadora”. A Universidade quer proporcionar aos seus estudantes vivências que transformam. E por isso, o Sense UPF, identidade de ensino da Universidade, criada recentemente, mudou a “cara” da Instituição, com currículos novos muito mais flexíveis, multidisciplinares e centrados na prática profissional e na interação com a comunidade. “A graduação da UPF propicia uma formação integral em cursos completos. É um novo jeito de fazer graduação. Os currículos foram revitalizados, com mudanças profundas, buscando aproximar cada vez mais a formação oferecida na Instituição com a almejada pelos estudantes e exigida pela sociedade e mercado de trabalho”, afirma o vice-reitor de Graduação da UPF, professor Dr. Edison Alencar Casagranda, informando que no dia 22 de outubro, a UPF também lançará cursos na modalidade híbrida. 

A UPF, que tem 53 anos de história, já formou mais de 100 mil profissionais na graduação e na pós-graduação. “São profissionais que estão no mundo e fortemente inseridos nessa nossa grande região fazendo a grande diferença em termos de transformação. Transformar a vida das pessoas: essa é a palavra-chave. Transformar vidas, transformar essa nossa grande região e continuar os desafios do nosso tempo. É com essa bagagem de 53 anos de Instituição, com cursos com mais de 60 anos de história, que projetamos o nosso futuro”, declara a reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, ressaltando a importância desta campanha de ingresso. “É um momento de felicidade, de alegria, é muito além de uma campanha publicitária. É um momento em que nós reativamos sonhos, fortalecemos nossos objetivos e projetamos futuros”, enfatiza a reitora.

A Universidade oferece opções que facilitam o ingresso e a permanência dos estudantes no ensino superior. São bolsas, convênios e outros descontos especiais, além de modalidades que permitem financiar até 100% das mensalidades. “Nós temos que dar a oportunidade às pessoas que têm o sonho de ingressar no ensino superior. Nós sabemos que o ensino superior é um diferencial na vida, é uma maneira de inserção na sociedade e de crescimento. Pensando nisso, a UPF tem uma série de benefícios financeiros para os seus estudantes. Uma das grandes novidades é a Bolsa de desempenho premiado, que está ofertando 50 bolsas com descontos entre 5% a 15%, conforme desempenho no Enem”, revela o vice-reitor Administrativo, professor Dr. Antônio Thomé.

Também participaram do lançamento o vice-reitor de Pesquisa, Graduação, Extensão e Assuntos Comunitários, professor Dr. Rogerio da Silva, o presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), professor Me. Luiz Fernando Pereira Neto, diretores de Unidades Acadêmicas e dos campi, estudantes e representantes da imprensa local e regional. Uma live de lançamento exclusiva para funcionários, professores e estagiários da FUPF também foi realizada na quarta-feira, no turno da tarde.

Confira as formas de seleção e inscrições deste Vestibular e venha fazer parte deste universo UPF:

Curso de Medicina
A inscrição deve ser feita pelo site www,upf.br/ingresso até o dia 9 de novembro de 2021, mediante o pagamento de taxa de R$200,00. Há duas formas de seleção: prova presencial ou média do Enem:
- Prova presencial: serão destinadas 25 vagas do total de 45 disponíveis para o curso. A prova ocorre no dia 13 de novembro, das 14h às 19h, no Campus I (Passo Fundo) e é composta por questões de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Física, Biologia, Química e prova de redação.
- Média do Enem: serão destinadas 20 vagas do total de 45 disponíveis para o curso. Os candidatos poderão aproveitar o resultado obtido em um dos últimos dois anos (2019 ou 2020).

Para todos os demais cursos
A inscrição deve ser feita pelo site www.upf.br/ingresso, mediante o pagamento de taxa de R$30,00. Há três formas de seleção:
- Prova presencial: a prova ocorre no dia 13 de novembro, das 14h às 16h, no Campus I (Passo Fundo) e nos demais campi. As inscrições para esta modalidade encerram no dia 9 de novembro de 2021.
- Prova de redação on-line: ocorre pelo site www.upf.br/ingresso a qualquer tempo até o final do período de inscrições para esta modalidade, que é 11 de fevereiro de 2022. 
- Nota de redação do Enem: notas da redação do Enem no período de 2010 a 2020. Para esta modalidade, as inscrições também devem ser feitas até 11 de fevereiro de 2022.

Cursos oferecidos neste Vestibular de Verão:

Campus Passo Fundo
Administração (B), Agronomia (B), Análise e Desenvolvimento de Sistemas (CST), Arquitetura e Urbanismo (B), Artes Visuais (B e L), Ciência da Computação (B), Ciências Biológicas (B e L), Ciências Contábeis (B), Ciências Econômicas (B), Comércio Exterior (CST), Desenho Industrial (B), Design de Moda (CST), Design Gráfico (CST), Direito (B), Educação Física (ABI), Enfermagem (B), Engenharia Ambiental e Sanitária (B), Engenharia Civil (B), Engenharia de Alimentos (B), Engenharia de Computação (B), Engenharia de Produção (B), Engenharia Elétrica (B), Engenharia Mecânica (B), Engenharia Química (B), Estética e Cosmética (CST), Fabricação Mecânica (CST), Farmácia (B), Filosofia (B e L), Física (L), Fisioterapia (B), Fonoaudiologia (B), História (L), Jornalismo (B), Letras - Português e Espanhol (L), Letras -  Português e Inglês (L), Matemática (L), Medicina (B), Medicina Veterinária (B), Música (L e B), Nutrição (B), Odontologia (B), Pedagogia (L), Psicologia (B), Publicidade e Propaganda (B) e Química (B e L).

Campi
Nos campi de Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade estão abertas as inscrições para os cursos de Administração (B), Ciências Contábeis (B) e Direito (B).

Benefícios financeiros
Como opções que facilitam o ingresso e a permanência no ensino superior, a UPF possibilita o acesso a uma série de benefícios financeiros para seus acadêmicos. Entre as opções estão o Prouni, com bolsas de 50% a 100%; Bolsa FUPF, com gratuidade de 50% em determinados cursos; Desconto Diplomados, com desconto de 25% no valor das mensalidades para alunos que já possuem um curso de graduação concluído na UPF, ou, 10% de desconto para alunos graduados em outra instituição de ensino superior; Desconto Família de 10% no valor das mensalidades para alunos do mesmo grupo familiar; e o Convênio Empresa/Associação, uma parceria com empresas para conceder benefício sobre o valor das mensalidades. A novidade é a Bolsa de Desempenho Premiado, que oferta 50 bolsas com descontos entre 5% a 15%, conforme desempenho no Enem.

Há também os programas de crédito como o Pravaler, que possibilita o parcelamento das mensalidades em um número maior de vezes, respeitando a capacidade de pagamento dos acadêmicos ao longo do financiamento, podendo-se financiar até 100% das mensalidades; e o Crédito Universitário Banrisul, que pode financiar até 100% das mensalidades, proporcionando o pagamento do curso no dobro do tempo; e o Programa Municipal de Crédito (Promucred), oferecido por prefeituras municipais conveniadas com a UPF. 

Além disso, há o Programa Recomeçar Plus, que oferece ingresso diferenciado a pessoas com idade mínima de 35 anos e com ensino médio concluído, com desconto de 50% nas mensalidades ao candidato.

Mais informações no site www.upf.br/ingresso em Bolsas e Financiamentos. Os benefícios financeiros para o curso de Medicina também são regidos por edital próprio, e devem ser consultados neste mesmo site. 

Interação Day
Para conhecer o universo UPF, a Universidade realiza, nos dias 22 e 23 de outubro, o Interação Day. Evento que apresenta aos estudantes de Passo Fundo e de toda a região do ensino médio e demais interessados em conhecer a Instituição, toda a sua estrutura. As inscrições são gratuitas e as vagas para o evento são limitadas. 

Ao todo, estarão à disposição do estudante quatro rotas exclusivas, que foram elaboradas de acordo com as diferentes áreas do conhecimento: humanidade e linguagens; engenharias, arquitetura e tecnologias; agro e negócios; e saúde. No momento da inscrição, o estudante define o turno e o dia que prefere participar. No entanto, os visitantes podem personalizar a sua trilha a partir dos seus interesses e conhecerem de forma espontânea os espaços, ou seja, poderão desbravar o campus como desejarem.