Ensino

V Seminário Regional de Engenharia Estrutural debate sobre pontes

18/09/2018

16:57

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

Evento é promovido pela Universidade de Passo Fundo em conjunto com a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Passo Fundo

O V Seminário Regional de Engenharia Estrutural deu início às atividades na noite de segunda-feira, 17 de setembro. O evento é uma promoção conjunta do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Passo Fundo (PPGEng/UPF) e da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Passo Fundo (AEAPF) e ocorreu no Centro de Eventos, Campus I. 

O Seminário promove o intercâmbio e a integração entre profissionais, pesquisadores e estudantes com interesse na área de engenharia de estruturas. “O Seminário é importante para o curso de Engenharia Civil e para o PPGEng porque é um momento importante em que se consegue discutir um pouco o que tem de novo nessa área. Sempre a escolha dos palestrantes foi muito cuidadosa, para que trouxessem novidades para os nossos estudantes”, destacou o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Dr. Antônio Thomé. 

Integram a programação do Seminário Regional palestras proferidas por profissionais renomados, intercaladas por seções técnicas, durante as quais serão apresentados resultados de trabalhos de investigação desenvolvidos no PPGEng como dos cursos de graduação em Engenharia Civil da região. “O Seminário já está na sua 5ª edição, temos sete universidades participando, entre federais e instituições privadas. O interessante é que um dia se pensou em poder ajudar a divulgar de maneira local, regional, a pesquisa na área de estrutura para estudantes de iniciação científica, de mestrado e doutorado”, disse o coordenador do evento e do PPGEng, professor Dr. Zacarias Martin Chamberlain Pravia. 

Ainda de acordo com o coordenador do evento, em cada edição se busca trazer palestrantes específicos de cada tema. Neste ano, o tema escolhido são as pontes. A palestra inaugural do evento, denominada “Acidentes estruturais em pontes, viadutos e passarelas”, foi proferida pelo engenheiro civil Dr. José Afonso Pereira Vitório, que veio de Recife para participação no Seminário. “Atuo como engenheiro calculista e também desenvolvo pesquisas na área de segurança de ponte e viadutos. Então, apresento alguns exemplos de projetos no Brasil e no mundo que tiveram problemas, abordando as possíveis causas, podendo ser dificuldades na elaboração do projeto, falta de manutenção e até uso inadequado. São problemas que podem causar transtornos, e, em casos mais graves, até tirar a vida de pessoas”, comentou. 

O Seminário Regional continua com atividades ao longo desta terça-feira, 18 de setembro. O evento integra as comemorações dos 15 anos de atividades do PPGEng e consiste também numa atividade preparatória às Jornadas Sul-Americanas de Engenharia Estrutural, evento bianual promovido pela Associação Sul-Americana de Engenharia Estrutural que terá sua edição de 2020 organizada pela UPF.