Geral

UPFTec, Ambev e Yara apresentam projetos, resultados e novas parcerias

18/07/2019

16:59

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor

Reunião contou com a participação de membros das empresas e da Instituição nesta quinta-feira (18)

Nesta quinta-feira (18), a equipe da UPFTec esteve reunida com representantes das empresas Ambev e Yara. O encontro teve como objetivo apresentar os resultados da parceria com a Ambev, existente desde 2015, e estreitar laços com a Yara, que hoje acompanha os projetos desenvolvidos na Universidade de Passo Fundo (UPF).

A pauta da reunião contou com uma breve apresentação da área de Inovação da UPF - Gestores da área, apresentação de resultados do trabalho realizado em 2018, com o professor Dr. Pedro Escosteguy, além das perspectivas para novos projetos.

De acordo com o Me. Giezi Schneider, coordenador da UPFTec, a Ambev também é empresa parceira do Programa de Doutorado Acadêmico para Inovação (DAI), promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Segundo ele, o Programa busca fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação nas Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT), por meio da concessão de bolsas a estudantes de doutorado em projetos de interesse do setor produtivo, mediante parceria com empresas. Durante 48 meses, a aluna Carolina Trentin, o professor Pedro Escosteguy e profissionais da Ambev estarão interagindo em um projeto de pesquisa, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAgro).

Em sua fala, ele colocou a UPF à disposição das empresas, relatou algumas atividades que já são desenvolvidas em parceria e ressaltou o compromisso e o esforço da Instituição para fortalecer a relação acadêmica – setor empresarial. “Hoje estamos dentro de um sistema de inovação, que permite uma interação maior para produzir mais e com mais agilidade. Para isso, contamos com os parceiros, promovendo o estímulo ao empreendedorismo e o fomento ao desenvolvimento local e regional. Nossa ideia é unir, cada vez mais, a academia com as empresas, fazendo esse desenvolvimento chegar até a comunidade”, pontuou.

Participaram da reunião o coordenador da UPFTEC, Giezi Schneider; o professor Dr. Pedro Domingos Marques Prietto, da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear); o professor Dr. Pedro Escosteguy, coordenador dos projetos de pesquisa entre UPF e as empresas; os representantes da Yara Brasil, Marcelo Ferri Gonçalves (Agronomic Specialist) e Diego Beltrame Rodrigues (Especialista em Nutrição Foliar); o representante da empresa AMBEV, Antonio Alberto Aguinaga (Ambev Argentina); a responsável pela pesquisa de Cevada na Argentina, Brasil e Uruguai, Adriana Favaretto (gerente de Pesquisa - Cervejaria Ambev - Maltaria Passo Fundo); a  responsável pela pesquisa da Cevada no Brasil, Daniele Aenlhe Vignochi (analista de pesquisa, Ambev - Maltaria Passo Fundo); além dos funcionários Ivânia Oliveira e Cristiano Argerich.