Universidade

UPF realiza homenagem ao professor Cristiano Cervi

19/10/2020

21:17

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor, Natália Fávero e Silvia Brugnera

Um ato ecumênico em homenagem ao vice-reitor Administrativo da UPF, professor Dr. Cristiano Cervi, foi realizado no final da tarde de segunda-feira, 19 de outubro, em frente ao Centro de Convivência da Universidade. O monge budista da ordem Soto Zen, Daniel Confortin, que também é professor da UPF, e o padre Ari dos Reis participaram da celebração, juntamente com a reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, ao lado dos seus vice-reitores, Dr. Edison Alencar Casagranda (Graduação), Dr. Antônio Thomé (Pesquisa e Pós-Graduação) e Dr. Rogerio da Silva (Extensão e Assuntos Comunitários), e do presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), Me. Luiz Fernando Pereira Neto. 

Mensagens destacando o compromisso do professor Cristiano com a Instituição, a dedicação com a sua família, a amizade e o carinho com todos a sua volta marcaram os discursos. O sentimento de todos é de gratidão ao vice-reitor, que deixa um grande legado. “Para além do professor e do gestor dedicado e altamente comprometido com nossa Universidade, perdemos um amigo, um ser humano de muita alegria e gentileza, bem quisto e com um grande coração. Todos os que tiveram o privilégio de com ele compartilhar a vida e o trabalho testemunhavam seu entusiasmo, sua esperança frente às dificuldades, e seu amor pela Instituição, em todos os espaços onde atuou”, declarou a reitora da UPF.

Balões brancos foram soltos ao final da cerimônia em homenagem ao vice-reitor. O evento foi restrito em virtude da pandemia, respeitando as medidas de distanciamento social.

Confira, abaixo, a mensagem da reitora. 

Queridos colegas e amigos,
 
Hoje perdemos uma pessoa de grande importância para a Universidade de Passo Fundo e para todos nós.  Neste ano totalmente atípico, estamos, mais uma vez, frente a uma situação inesperada, que cala profundamente no íntimo de cada um e provoca um sofrimento imensurável à família e a toda comunidade acadêmica.
 
Para além do professor e do gestor dedicado e altamente comprometido com nossa Universidade, perdemos um amigo, um ser humano de muita alegria e gentileza, bem quisto e com um grande coração. Todos os que tiveram o privilégio de com ele compartilhar a vida e o trabalho testemunhavam seu entusiasmo, sua esperança frente às dificuldades, e seu amor pela Instituição, em todos os espaços onde atuou.
 
Nestes últimos anos, teve papel singular na busca pelo fortalecimento institucional, foi parceiro no grupo de trabalho, com os pares e também com os estudantes, aberto à escuta atenta das diferentes demandas e focado na construção das soluções, com muita responsabilidade e, também, com coragem para provocar mudanças.
 
Neste momento tão difícil, oferecemos aqui nossa pausa, nosso silêncio, nosso espaço, nossa solidariedade, e compartilhamos nossas orações, especialmente com família, no desejo de nos apoiarmos mutuamente na travessia deste momento de profunda consternação.
 
Em nome da Reitoria, agradecemos as manifestações recebidas ao longo do dia, que chegam, com carinho e respeito, das Unidades Acadêmicas, dos Diretórios Acadêmicos, dos Centros Acadêmicos, dos diretores, professores e funcionários, da comunidade em geral, das Universidades do Brasil.
 
Queremos permanecer unidos para seguir em frente, com serenidade e esperança, de modo a continuar executando, no presente, os projetos e sonhos também delineados pelo Cristiano em favor de uma UPF sempre melhor para todos. Que sua força e generosidade, gravadas em nossas memórias, permaneçam nos inspirando e nos protegendo.