Pesquisa e Inovação

UPF publica Cartilha Informativa e Guia de Saúde Mental

12/04/2021

11:38

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Conteúdo foi elaborado pela equipe do projeto Coletiv@s On-line em Saúde Mental: Ação Transdisciplinar para Grupos Vulneráveis à Covid-19

Pensada como ação do projeto de pesquisa Coletiv@s On-Line em Saúde Mental: Ação Transdisciplinar para Grupos Vulneráveis à Covid-19, a Cartilha Informativa e Guia de Saúde Mental nasceu do esforço conjunto de pesquisadores para atender a necessidade de oferta de serviços de intervenção on-line voltados ao cuidado em saúde mental e aspectos gerais de saúde para grupos de pessoas idosas e profissionais da saúde, especialmente vulneráveis à covid. O conteúdo foi publicado e está disponível aqui. As ações também podem ser acompanhadas na página do Instagram do Grupo.

Aprovada no Edital Emergencial da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS 06/2020 - Ciência e Tecnologia no Combate à Covid-19), a pesquisa-ação envolve três instituições de diferentes Estados: a UPF, especialmente representada pelo programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano (PPGEH) e pelo curso de Psicologia, juntamente com a Universidade de São Paulo (USP-Ribeirão Preto) e a Universidade de Brasília (UnB). 

De acordo com a professora Dra. Silvana Scortegagna, que coordena o grupo, a literatura empírica é conclusiva ao demonstrar que em situações de extrema vulnerabilidade coletiva, como a produzida pela pandemia do Coronavírus, o cuidado com o outro e a preservação da saúde mental é fundamental. “Traumatismos comunitários produzem ressonâncias e repercutem na vida psíquica e social. A saúde mental se refere, entre outros sinais, à autonomia para decidir e tomar os rumos na vida, levando em consideração a capacidade de reação frente aos acontecimentos, e está relacionada à possibilidade de vivenciar emoções, transformando e se deixando transformar pelos eventos da vida, de modo a obter crescimento”, pontua a pesquisadora.

Com foco nisso, a Cartilha foi elaborada e aborda temáticas como saúde mental em tempos de pandemia, o que é pandemia, o que é coronavírus, isolamento, distanciamento social e quarentena como estratégias de prevenção à transmissão, algumas reações diante da pandemia, sintomas de ansiedade e depressão.

Saiba mais acessando aqui.