Ensino

UPF promove IV Seminário sobre Universidade e Formação Científica

11/10/2019

19:00

Por: Assessoria de Imprensa

As questões éticas envolvendo o uso da tecnologia estarão em debate durante a formação

Com o objetivo de promover o debate sobre a formação científica e sobre os impactos das tecnologias da informação na sociedade, e de propor uma a reflexão sobre o campo da tecnologia da informação, a Universidade de Passo Fundo (UPF) promove, nos dias 29 e 30 de outubro, o IV Seminário sobre Universidade e Formação Científica (SUFC).
 
Em sua quarta edição, o evento volta-se para a discussão sobre a relação entre a “Ética, tecnologia e o futuro humano”. Os avanços das pesquisas e das inovações na área da tecnologia possibilitam às pessoas maior interatividade, conforto e o acesso a informações ilimitadas. Ao mesmo tempo, esses avanços apresentam desafios e problemas de ordem ética e moral.  “Neste ano, o seminário tem uma parceria com os cursos de tecnologia da informação, pois é importante a gente envolver outras áreas do conhecimento para a discussão de um tema que é urgente e requer atenção. A discussão ética sobre os avanços e os limites do próprio desenvolvimento tecnológico é necessária, assim como é preciso que pensemos como podemos nos proteger de todas as informações que recebemos e a que temos acesso”, comentou um dos coordenadores do evento, professor Dr. Andrei Luiz Lodea.

Discutir e acompanhar esses avanços é fundamental para que a tecnologia da informação tenha, com base na reflexão ética, um cuidado e uma responsabilidade sobre a criação de seus produtos, usos e os limites de suas inovações tecnológicas. O IV Seminário sobre Universidade e Formação Científica – uma parceria entre a área de Ética e Conhecimento, o curso de Filosofia e os cursos de Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia de Computação da Universidade de Passo Fundo – busca contribuir com o debate sobre essas questões com toda a comunidade.

Inscrições 
As inscrições para participar do Seminário podem ser feitas até o dia 28 de outubro, por meio do link https://www.upf.br/sufc/inscricoes. Mais informações sobre o IV Seminário sobre Universidade e Formação Científica podem ser acessadas no link https://www.upf.br/sufc

Confira a programação:

29/10/2019
Tarde - Apresentação de comunicações 
Local: Salas 233, 235 e 236 do IFCH

Noite - Cine debate – Parceria com o Ponto de Cinema da UPF
Privacidade Hackeada (Documentário)
Local: Auditório do Iceg

30/10/2019 
Tarde - Oficinas temáticas 

Oficina 1 - Projeto de extensão Zion
Título: Um robô irá me substituir?  
Tema: Tecnologias avançadas substituindo humanos
Local: Sala 233 do IFCH

Oficina 2 - Escola de Hackers  
Tema: Programe ou seja programado
Local: Sala 235 do IFCH

Oficina 3 - Workshop LaTeX para iniciantes
Tema: LaTeX é sistema de preparação de documentos que inclui diversos recursos projetados para a produção de documentação técnica e científica e é distribuído como software livre.
Local: Sala 236 do IFCH

Noite - Painel temático “Lei de proteção de dados, cidades inteligentes e suas implicações éticas”