Universidade

UPF promove ação em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids

02/12/2021

10:56

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero

Em 2020, o Brasil registrou cerca de 33 mil novos casos de HIV e quase 30 mil novos casos de Aids no país, conforme boletim epidemiológico divulgado nesta semana pelo Ministério da Saúde. Apesar de uma redução de casos, se comparado com anos anteriores, e do avanço no tratamento da doença, ainda não há cura para a Aids. No Rio Grande do Sul, a mortalidade por Aids é de 7,2 óbitos por 100 mil habitantes. Número superior à média nacional, que é de 4 óbitos a cada 100 mil habitantes. Nesse sentido, a Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Divisão de Gestão de Pessoas/Sesmet e o curso de Enfermagem, promoveu uma ação alusiva ao Dia Mundial de Luta contra a Aids na quarta-feira, 1º de dezembro.

A atividade ocorreu no Campus I da UPF e abrangeu a comunidade acadêmica, em especial os funcionários da Instituição. Integrantes da Divisão de Gestão de Pessoas e acadêmicos do IV nível do curso de Enfermagem repassaram informações e orientações importantes sobre a doença e entregaram material informativo sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e preservativos. “A ação tem como objetivo trabalhar a questão da prevenção do HIV e da Aids, bem como informar sobre a disponibilidade de testes rápidos nas unidades de saúde do município, via SUS, e a importância da realização do teste”, explicou a enfermeira do Sesmet/UPF, Caroline Poles.

Fique atento e previna-se! 
A Aids é uma doença causada pela infecção do vírus HIV que ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. O Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1º de dezembro) foi instituído em 1988 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial de Saúde (OMS). 

A transmissão do HIV ocorre por meio de relações sexuais sem camisinha, uso de seringa por mais de uma pessoa, transfusão de sangue contaminado, da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação e por instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.

O uso de preservativo é essencial para a prevenção das ISTs. Além de proteger contra infecção pelo HIV, a camisinha também protege contra herpes genital, sífilis, gonorreia, infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), hepatites virais B e C, entre outras doenças.

Teste rápido
O teste rápido é um método diagnóstico realizado a partir da coleta de uma gota de sangue retirada da ponta do dedo. O teste é gratuito, realizado de maneira sigilosa e o resultado é liberado em torno de 30 minutos. Em Passo Fundo, os testes rápidos permanecem disponíveis em todas as unidades de saúde e também no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), oferecido pela Prefeitura de Passo Fundo.

Em caso de dúvidas, procure o Sesmt/UPF. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h45min às 11h45min e das 13h30min às 17h30min. Informações pelos ramais 8301 ou 8149.

- Confira AQUI o folder com informações sobre as ISTs.