Extensão

UPF participa de Feira de Saúde no dia 11 de novembro

03/11/2017

12:20

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução/UPF

Ação em parceria com o Hospital da Cidade conscientiza sobre a prevenção de arritmias cardíacas e morte súbita, além de informar sobre o diabetes

A Praça Antonino Xavier, em frente ao Hospital da Cidade, será palco de uma ação no dia 11 de novembro: a Feira de Saúde alusiva ao Dia Nacional de Prevenção de Arritmias Cardíacas e Morte Súbita e Dia Mundial do Diabetes. As atividades acontecem das 15h às 19h, numa iniciativa da Universidade de Passo Fundo (UPF) e do Hospital da Cidade, por meio do Programa de Residência Multiprofissional em Cardiologia do Hospital da Cidade de Passo Fundo/UPF/ SMSPF.

A programação inclui atividades de orientação sobre as doenças, teste de colesterol, verificação de sinais vitais, pressão arterial, IMC, peso e altura, circunferência abdominal, treinamento de PCR para a comunidade, feira ao ar livre sobre a importância de uma alimentação correta, verificação do índice de gordura corporal, apresentação de danças clássicas, musicalidade, zumba e ballet, atividades com o grupo de lutas, além de brinquedos infláveis para crianças. Na oportunidade, o curso de Fisioterapia da UPF desenvolverá atividades práticas da fisiologia, o curso de Enfermagem fará a verificação dos sinais vitais e o curso de Nutrição estará presente com a feira ao ar livre.

Para coordenadora da ação, a fisioterapeuta do HCPF, Débora D`Agostini Jorge Lisboa, a feira visa conscientizar a população sobre as doenças e divulgar as ferramentas necessárias para a prevenção. “Em novembro comemoramos o Dia Nacional de Prevenção de Arritmias Cardíacas e Morte Súbita no dia 12 e o Dia Mundial do Diabetes no dia 14. Vemos que há muita desinformação a respeito destas doenças. Fatores hereditários e riscos merecem atenção, pois o cuidado com alimentação, vida saudável e orientações especializadas podem contribuir para a prevenção e promoção da saúde”, afirma ela, que também é professora substituta do curso de Fisioterapia da UPF, preceptora do PRM em cardiologia e coordenadora da área de concentração em Cardiologia do HCPF.