Universidade

UPF Parque e CDL Passo Fundo se unem para estimular a inovação no varejo

20/05/2022

16:58

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Leonardo Andreoli

Com a criação da CDL Tech, entidade passará a ser âncora da vertical de Indústria Criativa do UPF Parque dedicada a estimular a inovação focada no varejo

Mais do que uma simples ação de inovação. A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do UPF Parque Científico e Tecnológico, e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Passo Fundo lançaram, nesta sexta-feira, dia 20 de maio, o CDL Tech. Uma iniciativa para fomentar a inovação e a transformação no Norte do Estado. A assinatura que oficializou o programa ocorreu durante uma reunião-almoço realizada no Clube Comercial. 

O projeto beneficiará uma área responsável por 81,59% da economia do município de Passo Fundo. Com a criação do programa, a CDL passará a ser entidade âncora da vertical de Indústria Criativa do UPF Parque dedicada a estimular a inovação focada no varejo. “O CDL Tech  visa proporcionar para os nossos associados, os empresários locais, a melhor oportunidade para eles conhecerem, reconhecerem e absorverem a inovação”, destacou o presidente da entidade Fernando Bittencourt De Carli. 

De acordo com De Carli, o principal objetivo da iniciativa é criar uma cultura de inovação em Passo Fundo. “A situação em que vivemos hoje, em questão de novas tecnologias, mudanças de comportamento e necessidades do mercado, exige que a gente busque novas formas de enxergar diferentes coisas. Nesses primeiros 12 meses de projeto nós vamos poder proporcionar isso e o empresário não vai só mudar a cultura da sua empresa, do seu ambiente, vamos proporcionar uma mudança no ecossistema empresarial de Passo Fundo e da região”, completou. A previsão é levar o projeto aos mais de 1300 associados da CDL, além de ampliar a iniciativa para as empresas da região.

Considerando que Passo Fundo é uma referência em comércio e serviços, a reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin acredita que essa parceria vai acelerar o trabalho das empresas do setor lojista e do varejo, que, em conjunto com o UPF Parque, desenvolverão novas iniciativas, buscando avançar nesse campo. “É a partir da interação com universidades, empresas, sociedade, setor público, que as grandes iniciativas acontecem. Temos exemplos maravilhosos de grandes empresas no mundo que nasceram nesse ecossistema. E nós estamos fazendo aqui em Passo Fundo esse processo acontecer”, ressaltou. 

O programa trabalha uma das verticais do UPF Parque, que é a Indústria Criativa. “Temos várias outras, na área do agro, da saúde. Junto ao Parque, a Universidade está fazendo com que todo esse processo possa ser acelerado e possamos ter uma sociedade mais desenvolvida, criativa e melhor para todos”, pontuou. 

Empresas terão acesso a todo o ecossistema do UPF Parque

Na prática, o CDL Tech consiste na criação de um hub de inovação junto ao UPF Parque a fim de proporcionar às empresas associadas à CDL um pensamento diferenciado predisposto à criação de novas ideias, com o objetivo de apoiar uma mudança cultural e estrutural da empresa para um cenário competitivo, tecnológico e de transformação. 
A parceria inclui a execução de projetos - dentre eles a criação de uma loja conceito; o Programa CDL Startups para fomento de novos empreendimentos e que incluirá mentorias, eventos de formação entre outras iniciativas; parcerias técnico-científicas; e concessão de bolsas de iniciação científica na área de inovação e fomento à cultura do empreendedorismo e inovação.

O plano de ação está estruturado em três diferentes fases. A primeira delas, “Formação para a Transformação", visa selecionar, sensibilizar e capacitar o grupo participante. A segunda etapa, envolve a criação do programa CDL Startups para fomentar a criação de novos empreendimentos. Por fim, a terceira fase “Conectado ao Ecossistema” engloba a oferta de bolsas de estudo e investimentos em startups.

De acordo com a coordenadora do UPF Parque, a Dra. Teofanes Foresti, o CDL Tech é um projeto colaborativo, construído em parceria, que resultou em uma metodologia de trabalho visando a transformação da prestação de serviços, não especificamente do varejo apenas, mas da indústria e do comércio. “Nós teremos o Hub da Indústria Criativa, onde teremos um espaço, que é uma célula de inovação, onde será desenvolvido esse projeto. Toda a infraestrutura disponível do nosso ecossistema, tanto física, laboratorial, como essa conexão com a graduação, com os estudantes, todos os espaços da Universidade poderão ser utilizados, junto com as tecnologias do UPF Parque, com foco no desenvolvimento, na transformação e na inovação”, explicou a professora. 

As empresas que tiverem interesse em fazer parte do CDL Tech já podem se inscrever. Para isso, basta acessar o formulário de inscrição disponível AQUI. “Ambos os setores ganham, porque vai impactar e transformar a forma como utilizamos e prestamos os nossos serviços”, frisou Teofanes. 

Tecnologia e Inovação nos Negócios

Além da assinatura da parceria, a reunião-almoço também contou com a palestra da professora e palestrante internacional Relva Romano que abordou o tema “Inovação, transformação digital e o impacto nos negócios”. Em sua fala, Regiane falou, entre outros assuntos, sobre as mudanças de comportamento do consumidor que são esperadas no pós-pandemia, como, por exemplo, o consumo repensado, a preocupação com a saúde e a qualidade de vida, e o novo papel da casa na vida pessoal e profissional dos consumidores. 

Na opinião da professor, é possível inovar de diversas formas, o que não pode faltar é o ponto de contato com o consumidor. “O mundo mudou, se virtualizou e temos que aprender a ver o que não é evidente. Estamos no momento de olhar os dados, transformá-los em inovação, transformar a inovação em conhecimento e o conhecimento em sabedoria. E temos que usar tudo isso em benefício das pessoas. Por isso, ressalto: foquem nas pessoas”, finalizou.