Ensino

UPF oferta Especialização em Ensino de Astronomia

14/01/2020

09:48

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução/UPF

Curso objetiva potencializar o ensino da Educação Básica. Quem se inscrever até 6 de fevereiro recebe um desconto de 10% na matrícula

A Universidade de Passo Fundo (UPF) oferece à comunidade a Especialização em Ensino de Astronomia. O curso oportuniza a qualificação dos profissionais da Educação Básica nas áreas de Matemática, Física, Química, Biologia, Ciências, História, Geografia e Pedagogia para a docência nos anos iniciais, promovendo discussões em torno do ensino de astronomia de forma envolvente, prática, contextualizada e interdisciplinar, com as estratégias e as ferramentas educacionais que contribuem para a melhoria do processo de ensino nas escolas. Interessados devem se inscrever no site www.upf.br/ensino.

A formação é vinculada ao Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg) e coordenada pelo professor Dr. Jucelino Cortez. Segundo o docente, o curso almeja potencializar o ensino da Educação Básica e foi pensado para todos aqueles que amam astronomia, e, especialmente, para professores da Educação Básica. De acordo com Cortez, a astronomia é um dos temas que está em voga na atual Base Nacional Curricular Comum, abrangendo todo o Ensino Fundamental e Médio de modo interdisciplinar. “A formação servirá como aporte para que os professores de disciplinas como Ciências, Física, Química, entre outras, tenham mais recursos de instrumentalizar as suas aulas. A especialização é presencial, com grande parte da carga horária desenvolvida de maneira experimental nos laboratórios e com disciplinas divididas em dois eixos: de ensino e de astronomia específica. Dessa forma, ela contribui com a melhora do trabalho do professor no que se refere à sua metodologia de ensino, instrumentalização e ferramentas”, comenta.  

Inscrições com desconto na matrícula
Estão convidados a ingressar no curso professores da Educação Básica, graduados em Pedagogia, Geografia, História, Matemática, Química, Física e Biologia e interessados em temas relacionados à astronomia. As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de março, no endereço eletrônico www.upf.br/ensino. Quem se inscrever até 6 de fevereiro recebe um desconto de 10% na matrícula. Os inscritos que integram o Programa Elos terão uma bolsa de 10%. A pós-graduação possui a duração de 15 meses, com aulas quinzenais às sextas-feiras, à tarde e à noite, e aos sábados pela manhã.

Informações
Mais detalhes sobre a Especialização em Ensino de Astronomia podem ser obtidos pelo telefone (54) 3316-8363, pelo e-mail pos.iceg@upf.br e nesta página.